A Comunidade de Bom Jesus da Cachoeira, pertencente a Paróquia Imaculada Conceição, celebrou seu co–padroeiro Santo Antônio no dia 13 de Junho, encerrando as festividades da tradicional Trezena. Durante 13 dias o Padre Wallace Andrade Teixeira juntamente com Dom José Geraldo (bispo emérito de Juazeiro, natural do distrito), celebraram pelo Instagram, Facebook e Youtube os 13 dias de oração e devoção a Santo Antônio.
Dias de oração pelo fim da pandemia e por toda a Igreja que celebrava com fervor todos os dias da trezena. Com o tema: Santo Antônio modelo de Esperança, a trezena de 2020 não foi diferente, mesmo de forma virtual a Igreja se fez presente nos lares de todos os devotos e, além, podendo chegar mais longe através das redes sociais, sendo acompanhado por internautas de todo o mundo.
No dia do Santo (13), o Padre Wallace juntamente com toda a equipe prepararam uma linda homenagem a um dos santos mais populares do mundo. Às 17:00 houve a benção dos pães, com transmissão ao vivo pelo Instagram; Foram tomados os devidos cuidados de higienização para distribuição dos 1.400 pães pelas ruas do distrito, com grande júbilo, como nos anos anteriores.
“A Igreja não deixa de cumprir seu papel evangelizador e nos motiva a vivenciar nossa fé de forma mais acolhedora”, declara uma das moradoras do distrito e devota de Santo Antônio.
Padre Wallace convidou a continuar vivo o fervor e a devoção, e que toda a comunidade preparasse suas casas ornamentando suas calçadas e varandas para a passagem da imagem e distribuição dos pães, para que ainda mais se unisse os familiares e, juntos como Igreja doméstica, pudessem celebrar este dia com grande maestria e festejo digno ao nosso intercessor junto a Deus.
Juntamente com o cortejo de Santo Antônio, as crianças da comunidade prestaram homenagens ao padroeiro. Vestidas de Antoninho, elas depositaram lírios aos pés da imagem que peregrinava pelas ruas.
Na Praça Santo Antônio, em frente a bela Igreja de Santo Antônio, aconteceu uma linda queima de fogos para celebrar os 13 dias de oração. Em seguida, foi celebrada uma Santa Missa sem a presença dos fieis, por causa da pandemia. Clamando a intercessão de Santo Antônio junto a Deus por todas as famílias, o Pe. Wallace agradeceu por mais um ano com tamanha fé e devoção os devotos que puderam celebrar Santo Antônio.
FONTE: PASCOM – PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO – LARANJAL – MG.