No dia 17 de março o governador Romeu Zema anunciou que todas as regiões de Minas Gerais estão na onda roxa, com objetivo de conter a disseminação da covid-19. A medida tem validade de 15 dias e de acordo com a DELIBERAÇÃO DO COMITÊ EXTRAORDINÁRIO COVID-19 Nº 130, DE 3 DE MARÇO DE 2021, os municípios, no âmbito de suas competências legislativas e administrativas, estão tomando medidas, ainda mais restritivas, identificadas como necessárias ao enfrentamento da pandemia de COVID-19.
Dessa forma, as autoridades de cada município estabeleceram normativas distintas sobre a realização de celebrações, definindo regras quanto ao número de pessoas nos templos, sobre transmissões ao vivo, entre outras, de acordo com a realidade local.
A Diocese de Leopoldina promoveu uma videoconferência no dia 18 de março de 2021, com os membros do conselho presbiteral, para discutir alguns assuntos relacionados a Igreja particular de Leopoldina, em especial o cenário de pandemia dos 34 municípios que compõem o território diocesano.
Os vigários forâneos informaram a conjuntura dos municípios de cada forania, evidenciando o diálogo com as autoridades, em especial aos comitês de enfrentamento ao Convid-19. Dom Edson ressaltou a necessidade do diálogo, bom-senso e prudência, destacando a importância de um documento publicado pela Diocese de Leopoldina, ainda em 2020, sobre ORIENTAÇÕES ESPECIAIS PARA CELEBRAÇÕES (clique aqui), que descreve medidas sobre a gestão de espaços, acesso, limpeza, entre outras orientações especiais, em sintonia com o poder público.
Também foi mencionado um documento da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com indicações frente às exigências sanitárias no contexto da pandemia da Covid-19, além de conter orientações e sugestões para a Semana Santa deste ano de 2021, levando em consideração a realidade de cada município. Clique aqui para baixar.
Participaram da reunião dom Edson Oriolo (bispo diocesano); Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz (vigário geral); Pe. Antônio Márcio Marques de Queiroz (chanceler do bispado); Pe. Marcelo Sérgio Barros (ecônomo); Pe. Agnaldo dos Reis Ferraz (coordenador de pastoral); Pe. Volnei Ferreira Noro; Pe. Jean Francisco Monteiro Aguiar, MSC; Pe. Paulo Roberto Gomes (reitor do seminário N.S. Guadalupe); Pe. Oliveiro Teodoro (vigário forâneo da Forania de Ubá); Pe. Alessandro Tavares (vigário forâneo da Forania de Além Paraíba e reitor do Seminário N.S. Aparecida); Pe. Valtenir Lima e Silva (vigário forâneo da Forania de Leopoldina); Pe Renato César Stampini Oliveira (vigário forâneo da Forania de Visconde do Rio Branco); Pe. Eduardo Francisco José da Silva (vigário forâneo da Forania de Muriaé) e Pe. Edson José Ribeiro Ferreira (vigário forâneo da Forania de Cataguases)