O bispo diocesano, dom Edson Oriolo, empossou no dia 19 de dezembro de 2020, o padre Jean Francisco, como novo pároco da Paróquia São Paulo, no município de Muriaé (MG). Ele é padre religioso da Congregação Missionário do Sagrado Coração e assume essa importante missão evangelizadora no interior de Minas Gerais.
Em seu discurso de posse, comentou que chega com sentimento de alegria e consciência da responsabilidade com a longa caminhada histórica colocada aos seus cuidados.
“Agradeço, em nome da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, à diocese de Leopoldina por permitir aqui a realização do nosso carisma e missão, especialmente a Dom Edson que tem se esforçado para solidificar documentalmente a histórica relação entre a Congregação e esta importante Diocese. Peço licença ao clero diocesano e ao povo desta cidade para entrar e oferecer um pouco do meu serviço. Reconheço a dedicação dos muitos padres que por aqui passaram, os quais recebem hoje minha homenagem e respeito. Sinto o calor dessa cidade de Muriaé, não apenas no corpo, mas acima de tudo no coração, pela fraterna acolhida que tenho recebido. Podem esperar da minha missão três atitudes que são minhas marcas: trabalho, diálogo e cuidado. Juntos, temos o desafio de cuidar dos que mais precisam. Acredito que quanto mais temos consciência do nosso ponto de partida maior clareza teremos de onde queremos chegar. Nosso ponto de partida é Cristo, o Evangelho. Nele caminhamos para chegar ao Reino de Deus, de justiça, solidariedade e de paz. Para tal, temos nossos passos concretos, baseados nos planos pastorais de nossa Diocese e nas prioridades de nossa paróquia. Como Missionário do Sagrado Coração tenho a missão de encontrar remédios para os males de nosso tempo, como afirmava nosso fundador Pe. Júlio Chevalier. Assim, ser o coração de Cristo no mundo, muitas vezes, sem coração. Vamos caminhar unidos, ofereço a todos minha oração e dedicação, peço orações pelo meu fecundo ministério nesta paróquia e para enfrentarmos os obstáculos, especialmente neste tempo de pandemia e provações. Que a intercessão de Nossa Senhora do Sagrado Coração e de São Paulo nos iluminem nesta jornada”
SOBRE O NOVO PÁROCO
Jean Francisco Monteiro Aguiar nasceu no dia 16 de junho de 1983, em Contagem (MG). É filho de Maria da Conceição Monteiro e Francisco Aguiar Castro.
Sua caminhada de fé teve início na infância, tendo como referência sua mãe, mulher muito religiosa e incentivadora de sua participação em missas. Com isso, após a primeira eucaristia, participou ativamente dos grupos de liturgia, até o período do Crisma.
Aos 15 anos de idade, no período de preparação para o Sacramento do Crisma, teve a oportunidade de conhecer os religiosos da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, que ajudavam nos encontros de sua paróquia, onde o padre Adriano Keet, MSC, grande incentivador das crianças e jovens para a participação na vida da Igreja, o motivou para dar passos mais firmes na sua vocação.
Em 1999 foi convidado a visitar a Casa de Formação dos Religiosos Missionários para um encontro vocacional, despertando assim, cada vez mais o chamado vocacional para a vida religiosa.
Ingressou no Seminário Propedêutico no dia 30 de janeiro de 2000, no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração, da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, em Juiz de Fora (MG), entre os anos de 2000 e 2001.
Entre 2002 e 2004 cursou filosofia no Instituto de Teologia e Filosofia papa Paulo VI, na Diocese de Nova Iguaçu (RJ), pelo Seminário Maior Padre Júlio Chevalier, de Belford Roxo (RJ).
A sua consagração à vida religiosa (Noviciado) foi em 2005, pela Escola Apostólica, em Pirassununga (SP). Cursou teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte, entre 2006 e 2009, integrando Comunidade Padre Geraldo Pelzers, de Ribeirão das Neves (MG), região metropolitana de Belo Horizonte.
Foi ordenado diácono no dia 27 de fevereiro de 2010, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Vila Velha (ES), pelo bispo dom Luiz Mancilha Vilela.
Pela imposição das mãos de dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foi ordenado padre na sua terra natal, em Contagem (MG), na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Padre Jean tem formação acadêmica em outras áreas de conhecimento, como graduação em gestão financeira, pela Faculdade Pitágoras – UNOPAR (2017-2019); Pós-graduação em gestão de recursos humanos, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC-MINAS (2019-2020); pós-graduação em gestão de recursos humanos – PUC-MINAS – 2020-2021 (em curso).
TRAJETÓRIA MINISTERIAL:
2010-2011 – Vigário Paroquial na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Vila Velha (ES);
2012 – Formador do Propedêutico, no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração dos Missionários do Sagrado Coração em Juiz de Fora (MG);
2013 – Formador do propedêutico no Seminário Sagrado Coração de Jesus dos Missionários do Sagrado Coração, em Belford Roxo (RJ) e vigário paroquial na Paróquia São Judas Tadeu em Heliópolis, Belford Roxo (RJ);
2014 a 2020 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração em Contagem (MG) e formador do Juniorato (teologia) dos Missionários do Sagrado Coração na Comunidade Pe. Geraldo Pelzers em Contagem (MG);
2017 a 2019 – Vigário Foraneo da Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Arquidiocese de Belo Horizonte;
2019-2020 – Vigário episcopal da região Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Belo Horizonte.
2018-2020 – Conselheiro e secretário provincial da Província do Rio de Janeiro dos Missionários do Sagrado Coração;
2021 – Ecônomo provincial da província do Rio de Janeiro dos Missionários do Sagrado Coração;
2021 – Pároco da Paróquia São Paulo, em Muriaé (MG).