A Diocese de Leopoldina oficializou a transferência da sede paroquial de Nossa Senhora das Dores, no Distrito de Dores da Vitória, em Miraí (MG) para o município de São Sebastião da Vargem Alegre (MG), sendo a Igreja de São Sebastião elevada a dignidade de Matriz e sede paroquial.
A Solene Celebração Eucarística com o rito de dedicação do altar da nova Matriz foi presidida por dom Edson Oriolo e concelebrada por sacerdotes do clero diocesano na noite do dia 15 de agosto de 2024, em São Sebastião da Vargem Alegre (MG).
Segundo o decreto assinado pelo bispo diocesano e pelo vice-chanceler do bispado, padre João Paulo Martins da Silva, considerando a justa postulação do Conselho da Região Pastoral, que compreende o território paroquial, bem como a concordância do seu pároco, o padre Douglas Pereira Paul, e acolhendo como legítimas, relevantes e oportunas as motivações elencadas na petição, atendendo assim a madura reflexão que culminou no parecer favorável unânime do Conselho de Presbítero, bem como do Colégio de Consultores desta Igreja Particular e, nos termos do Cân. 515 §2, do Código de Direito Canônico, foi transferida a sede paroquial de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de São Sebastião, em São Sebastião da Vargem Alegre (MG).
O decreto menciona ainda que o território paroquial segue inalterado, sendo apenas a Igreja de São Sebastião elevada à dignidade de Matriz e sede paroquial, acompanhando integralmente os limites civis do município de São Sebastião da Vargem Alegre e dos distritos de Dores da Vitória e Santo Antônio do Rio Preto, ambos no município de Miraí (MG). Também menciona que o padre Douglas Pereira Paul é confirmado no ofício de pároco.
Que a Paróquia São Sebastião tem as seguintes comunidades eclesiais missionárias, além da Igreja Matriz de São Sebastião: Nossa Senhora das Dores (Dores da Vitória), Santo Antônio (Santo Antônio do Rio Preto), Senhor Bom Jesus (Água Santa) e as comunidades de São João Batista e Divino Espírito Santo, essas duas últimas em São Sebastião da Vargem Alegre.
HOMILIA DE DOM EDSON ORIOLO
Em homilia, o bispo de Leopoldina falou sobre os desafios de um sacerdote em uma extensa área territorial paroquial, atendendo o povo em suas diversas comunidades. Fez uma contextualização histórica do surgimento das primeiras paróquias, destacando que essas comunidades se desenvolveram dentro de uma estrutura eclesiástica onde, inicialmente, apenas os bispos exerciam as funções sacerdotais e pastorais.
Nos dias atuais, com a estrutura eclesiástica formada por dioceses e suas áreas territoriais paroquiais, existem a presença de um sacerdote, que celebra a eucaristia e administra os sacramentos em nome do bispo, atendendo às necessidades espirituais daquela porção do povo de Deus, mantendo a conexão essencial com a autoridade do bispo e a unidade da Igreja.
Mesmo diante este cenário histórico de evolução, a Igreja enfrenta os seus desafios quando à missão de evangelizar em seus extensos territórios urbanos e rurais, conforme explicou dom Edson Oriolo em sua reflexão, lembrando do convite que fez ao padre Douglas em 2021, quando criou a Região Pastoral de São Sebastião da Vargem Alegre, que já mantinha uma estrutura com secretaria e residência paroquial na referida cidade.
O bispo destacou ainda que hoje está sendo juridicamente oficializado aquilo que já existe. Que o mais importante neste processo é a preocupação com a evangelização, e que a comunidade de Nossa Senhora das Dores continuará contando com a assistência dedicada do padre Douglas Pereira Paul dentro de uma rede de comunidades que veio para crescer, cada vez mais, na ação evangelizadora, oxigenando os trabalhos de toda a comunidade paroquial.