Diversas paróquias da Diocese de Leopoldina se organizam para comemorar, em 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. Em toda área episcopal as paróquias e comunidades promovem celebrações, novenas, carreatas, programações gastronômicas, entre outras atividades. Alguns momentos tradicionais como a procissão de fiéis não estão sendo realizadas neste tempo de distanciamento social.

Na região, mais de 52 comunidades levam o seu nome e apenas uma paróquia, localizada no município de Muriaé (MG) a tem como padroeira. O padre Carlos Henrique Mariosa, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida divulgou uma extensa programação que teve início no dia 03 e se estenderá até o dia 12 de outubro – a solenidade começa na madrugada, às 05:00, com a abertura da cafeteria, seguida de celebrações durante todo o dia.
O município de Além Paraíba é cortado pelo Rio Paraíba do Sul, o mesmo curso d’água onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição em 1917, na antiga Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Em Além Paraíba está a Paróquia São José, que também celebra o dia com diversas atividades, que inclui uma barqueata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida ornamentada em cima de um barco, sendo levada pela embarcação às margens do rio que corta a cidade.

A festa litúrgica é celebrada em toda a Diocese de Leopoldina e as programações podem ser conferidas nas redes sociais das paróquias, onde são transmitidas ao vivo as celebrações. O bispo diocesano, dom Edson Oriolo, vai celebrar o dia com uma missa na Catedral de São Sebastião, às 10 horas da manhã.
