Os presbíteros da Igreja particular de Leopoldina participaram nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022, da primeira Reunião Geral do Clero deste ano. Diversas pautas foram tratadas ao longo do dia, conduzidas pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo, que acompanhou e participou das apresentações.
Os padres Wallace Andrade Teixeira e Rodrigo de Carvalho apresentaram algumas orientações litúrgicas sobre a “Espiritualidade do Tempo Quaresmal”, com o objetivo de acenar meios para que a assembleia litúrgica tenha compreensão e vivência desta espiritualidade, além de serem apresentados pontos práticos sobre a Semana Santa.
Já o padre Marcelo Sérgio Barros, ecônomo da diocese, falou para os sacerdotes sobre algumas orientações contábeis e fiscais, além de apresentar um amplo estudo sobre a frota de veículos da diocese e suas paróquias, cuja compilação de dados foi realizada pelo seminarista Maycon Zeni.
O coordenador de pastoral, padre Agnaldo dos Reis Ferraz, discorreu sobre o processo de escuta que será realizado nas paróquias, para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo papa Francisco. Dioceses de todo o mundo participam, refletindo sobre o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Na Diocese de Leopoldina, as contribuições locais serão remetidas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encerramento da fase paroquial será no dia 31 de maio de 2022 e, a partir de então, entrará na fase de trabalhos nas foranias, conforme o cronograma divulgado (abaixo).
Segundo o coordenador de pastoral, uma equipe diocesana do Sínodo foi criada para acompanhar os trabalhos desenvolvidos na diocese, formada pelos padres Gilberto Teixeira, João Paulo Martins, Douglas Pereira Paul, Márcio José Ferreira Júnior, Márcio Artur Júnior e Paulo Emílio Carneiro Xavier.
Algumas orientações foram repassadas, como os deveres de cada paróquia e grupos específicos escriturarem suas ações, realizarem registros fotográficos e coletas de assinaturas de todos os envolvidos no processo de escuta sinodal.
Assessoria de imprensa da Diocese de Leopoldina, com fotos do Pe. João Paulo Martins (Assessor da PASCOM)

Pe. Wallace Andrade Teixeira, membro da equipe de liturgia, contribuiu com orientações sobre a “Espiritualidade do Tempo Quaresmal”