A Pastoral Vocacional da Diocese de Leopoldina realizou entre os dias 17 e 19 de setembro de 2021 o terceiro Encontro Vocacional Específico deste ano, com o tema: “Jesus chamou a si os que Ele queria” (Mc 3,13).
A Equipe Vocacional formada por sacerdotes, diácono, seminaristas e psicólogas recepcionaram os jovens vocacionados no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG).
Segundo o padre Rodrigo de Carvalho, assessor diocesano da Pastoral Vocacional, quinze jovens estão participando dos encontros. Ele explicou que os primeiros foram realizados de forma virtual, gerando grande expectativa para o encontro presencial, realizado neste fim de semana.
Dessa forma, puderam vivenciar de forma profunda momentos de espiritualidade, de dinâmicas e conversas com os padres e psicólogas sobre o processo de discernimento vocacional.
No sábado (18), foi celebrada a eucaristia na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo Pe. Alessandro Tavares, reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida.
Os ‘Encontros Vocacionais Específicos’ tem o intuito de apresentar aos jovens a vocação presbiteral, para o ingresso no Seminário Propedêutico, além de servir para a formação de bons cristãos leigos. O último encontro está previsto para os dias 29, 30 e 31 de outubro de 2021. Posteriormente, será realizado um retiro espiritual com os jovens que irão ingressar no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida no próximo ano.
O padre Paulo Roberto, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe fez uma avaliação positiva, dizendo ser um passo além no discernimento de cada vocacionado.
“Foi um momento muito importante com os jovens acompanhados pela equipe de formação, de um mergulho profundo no conhecimento de si mesmo, para perceber a sua opção, afinal de contas, a decisão de ingressar no seminário não pode ser apenas a única opção – o jovem deve ter em vista que ele tem muitas opções na vida e, optando por essa [vocação sacerdotal], percebe um verdadeiro chamado de Deus”, explicou.
O reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Leopoldina, padre Alessandro Tavares, notou um detalhe interessante que demonstra a participação de vocacionados de diversos lugares da diocese. “Isso expressa uma comunhão bonita e mostra que Deus continua chamando pastores para a sua Messe. Foi um momento riquíssimo de partilha”, comentou.
Ele destacou ainda a presença do clero durante o encontro, favorecendo o discernimento dos vocacionados de uma forma muito bonita.
O diácono Márcio José Ferreira Júnior disse que o encontro presencial foi uma ótima oportunidade de autoconhecimento, promovendo uma consciência mais clara daquilo que os vocacionados desejam. “Por ter sido presencial, tivemos mais tempo de convivência, conhecimento mútuo. Um período de muito progresso. Discernir é autoconhecer, sendo um caminho que tentamos promover e que eles têm dado passos nessa direção”, comentou.
Para o seminarista Luiz Fernando Bertolato, membro da equipe vocacional, acolher os vocacionados a cada encontro, a cada ano que passa, provoca-o a refletir sobre a singularidade e a beleza da vocação. “É um momento de crescimento para todos, inclusive para nós que colaboramos na organização dos encontros”, disse.




