O bispo de Leopoldina, dom Edson Oriolo, é um dos convidados para conduzir uma formação durante o Seminário para Ecônomos de (arqui) dioceses, que acontece em Brasília (DF). Participam do encontro sacerdotes e profissionais que atuam no setor do economato das arquidioceses e dioceses no Brasil, que são convidados a refletirem sobre o tema geral “A gestão no Magistério da Igreja: o ofício do ecônomo na construção de uma Igreja credível e sustentável”.
Durante a abertura, realizada nesta terça-feira (14), os convidados tiveram a oportunidade de participarem dos painéis de discussões e diálogos com os conferencistas, como o próprio bispo de Leopoldina, dom Edson Oriolo, com o núncio apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro, com o jornalista da Globo News, Gerson Camarotti, entre outros.
Temas jurídicos, patrimoniais, governança, transparência, finanças e orientações do Código do Direito Canônico e legislações Tributária e Contábil então entre os assuntos debatidos. Dom Edson Oriolo fala sobre “A missão do ecônomo no Magistério do Papa Francisco” nesta quarta-feira (15). Durante a sua fala na abertura do evento ele reforçou que o seminário aprofunda os três eixos conduzidos na fala do núncio: do cuidado e zelo com os bens temporais e os bens da Igreja, tanto no aspecto da preservação quanto no sentido de fazer com que possa atingir outras pessoas; da transparência num contexto dos reclames pessoais e do zelo com os mais vulneráveis e com os pobres. “O encontro, realizado pela primeira vez no Brasil, está sendo um Pentecostes na Igreja no país”, comentou.
Além da participação de dom Edson Oriolo, também representa a Diocese de Leopoldina o padre Marcelo Sérgio Barros, ecônomo desta Igreja particular. O encontro acontece entre os dias 14 e 16 de maio na Casa dom Luciano, em Brasília (DF).








