O povo de Deus presente em Vieiras (MG) preparou com carinho as festividades do Jubileu do Senhor Bom Jesus, que teve início no dia 06 de setembro de 2024, com Solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo, e concelebrada pelo reitor e pároco, padre Claudio Abreu, além do filho de Vieiras (MG), padre Air José de Mendonça, MSC, do Santuário das Almas der São Paulo (SP), que visitou sua terra natal para participar deste momento de profunda devoção, quando a comunidade celebrar intensamente as festividades do seu titular.
O momento também foi marcado por uma homenagem a dom Edson Oriolo, que recebeu uma honraria da Câmara Municipal de Vieira, que outorga ao bispo diocesano o título de cidadão honorário, em agradecimento por elevar a Igreja Matriz a Santuário Diocesano, aprovado por unanimidade e subscrito pelos vereadores Luis Cláudio, Leandro, Paulo Ricardo, Claudinei, Andreia, Vagner, Lucas, Fábio e Cleiton.
Na justificativa, o Poder Legislativo considera que a homenagem reflete o reconhecimento e apreço pelo inestimável trabalho, dedicação e liderança espiritual que Dom Edson vem exercendo ao longo dos anos, com a sua presença, orientação e compromisso com os valores cristãos, promovendo não apenas a fé, mas a justiça social, solidariedade e a paz. “Seu empenho em promover ações que atendem as necessidades do mais vulneráveis, é exemplo de um brilhante serviço. Receba nossos mais sinceros parabéns e votos de felicidade, na certeza que sua contribuição será sempre lembrada e valorizada”, consideraram.
Dom Edson Oriolo comentou que ficou muito feliz com o carinho e sensibilidade do povo de Deus presente em Vieiras, especialmente à Câmara Municipal, que lhe conferiu a honraria. “Vieiras tem uma devoção intensa, fruto do trabalho dos sacerdotes da Congregação dos Agostinianos da Assunção, os Assuncionistas, que, ao longo de décadas, têm servido esta comunidade com zelo e dedicação, levando a mensagem de Cristo a todos. Trata-se de um povo essencialmente religioso, que tem um carinho muito especial para com as coisas de Deus”, comentou Dom Edson, que revelou ainda que esta foi uma das motivações para elevar esta Igreja do Senhor Bom Jesus a dignidade de santuário, elogiando inúmeras iniciativas do povo com os trabalhos de evangelização.
HOMILIA
Em homilia, Dom Edson Oriolo destacou que, toda as vezes que nos reunimos em torno da Palavra e da Eucaristia, crescemos na graça, na sabedoria e na santidade diante de Deus. Salientou que o Santuário do Senhor Bom Jesus de Vieiras é um local de evangelização, um espaço onde nos encontramos com Deus e onde Ele se encontra conosco, especialmente através da acolhida, da sensibilidade e do amor que manifestamos uns pelos outros.
O bispo de Leopoldina comentou que desde início da Igreja, Cristo não está visivelmente presente nas ruas, mas nos oferece uma maneira bonita e profunda de encontrá-Lo na fé. “Quando a Igreja proclama este santuário como um lugar sacrossanto, torna-se uma fonte divina de graça, especialmente por meio dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia. Há uma longa história de atendimento de confissões e celebração da Eucaristia neste santuário, porque o povo sempre vivenciou essas fontes de misericórdia”, destacou.
“Que possamos testemunhar essa fé cada vez mais, para que as futuras gerações continuem a participar deste momento tão importante, e que a bondade e a ternura de Deus continuem a se manifestar neste lugar santo”, concluiu.













