A Paróquia São Januário, localizada na cidade de Ubá (MG), celebra as festividades em honra ao seu padroeiro entre os dias 13 e 22 de setembro de 2024, com o tema “O martírio de São Januário e a via da oração nos inspiram a peregrinar ruma à esperança”.
Abertura das festividades aconteceu no dia 13, com a participação do bispo diocesano, dom Edson Oriolo, que presidiu a Celebração Eucarísticam que foi concelebrada pelos padres Marcos Luis Caldas, pároco, e Roberto Peluso, vigário paroquial. Estiveram presentes as forças vivas da Paróquia São Januário, em uma comunhão de fé e unidade.
Em sua homilia, dom Edson Oriolo destacou um dos pontos centrais do Catecismo da Igreja Católica, que tudo na Igreja gira em torno de dois grandes mistérios: Mistério Pascal e o da Encarnação.
O bispo de Leopoldina também ressaltou que a Igreja, ao longo de sua história, sempre demonstrou preocupação em ajudar os fiéis a viverem esses dois grandes mistérios, por meio do ano litúrgico, que é diferente do calendário civil. Salientou que após a Contrarreforma, a Igreja instituiu importantes momentos de evangelização, a exemplo das novenas, os tríduos, as quinzenas e tantos outros que nos ajudam a se reconectarem com esses mistérios centrais da fé.
Refletiu que esses momentos ajudam o povo de Deus a estar cada vez mais próximo de sua comunidade paroquial, e é através desses momentos de festividades do padroeiro, que voltamos o nosso olhar para Deus, ajudando assim na missão evangelizadora, para que todos cresçam na Graça, sabedoria e santidade diante de Deus. “As novenas são instrumentos de missão, que não só incentivam os fiéis a se aproximarem dos sacramentos, mas também a buscarem aqueles que estão afastados da Igreja. Por isso somos chamados a ser missionários e trabalhar pela evangelização, levando a Palavra de Deus a tantas pessoas”, concluiu.
Neste sentido, o bispo falou da importância da Festa de São Januário e de todos os paroquianos que ajudam a resgatar os fiéis afastados, sendo este momento do novenário do padroeiro propício para exercemos um papel missionário na vida da comunidade paroquial, convidando os vizinhos, amigos, familiares e tantas pessoas afastadas da Igreja para participarem das festividades.