Oito paróquias da Diocese de Leopoldina têm Santo Antônio como padroeiro e neste momento importante, quando os fiéis se unem para festejar e fortalecer os vínculos da comunidade paroquial durante a ‘Trezena de Santo Antônio’, muitos levarem suas súplicas e agradecimentos a Deus, sob a intercessão do Santo Padroeiro.
Dom Edson Oriolo tem destacado em suas homilias que existem muitos momentos importantes na vida de uma comunidade paroquial, citando como exemplo a Páscoa, o Natal e as festividades do padroeiro ou titular de uma paróquia. O bispo destacou o número expressivo de paróquias e comunidades eclesiais missionárias na Diocese de Leopoldina que levam o nome de Santo Antônio, refletindo sobre a devoção em nossa região. Mencionou uma das características e ensinamentos de Santo Antônio, o de valorizar cada vez mais a Palavra de Deus. “Santo Antônio foi um grande pregador e somos chamados neste momento a ter esse mesmo carinho que ele teve pela Palavra de Deus”, destacou.
O bispo de Leopoldina presidiu celebração eucarística na abertura das festividades da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Astolfo Dutra (MG), no sábado (01/06). A Santa Missa foi concelebrada pelo padre Antônio Márcio Marques de Queiroz e com a participação da comunidade paroquial. Já no domingo (02/06), dom Edson esteve na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Visconde do Rio Branco (MG), presidindo a Santa Missa que marcou o segundo dia da Novena do padroeiro, concelebrada pelo padre Marcelo de Aguiar.
Sua festa Litúrgica é celebrada no dia 13 de junho e as paróquias já vivenciam este momento de preparação, de escuta e reflexão da Palavra, bem como a vivência comunitária em festividades. Santo Antônio dá nome as comunidades paroquiais de Providência, Tebas, Miraím Belisário, Santo Antônio do Aventureiro, Astolfo Dutra, Tuiutinga e em Visconde do Rio Branco.
ABERTURA DA NOVENA EM ASTOLFO DUTRA
SEGUNDO DIA DA NOVENA DE SANTO ANTÔNIO EM VISCONDE DO RIO BRANCO






















