Esta quinta-feira, 24 de novembro de 2022, marcou a visita de Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, sediada em Campos-RJ, a Dom Edson Oriolo, Bispo da Diocese de Leopoldina.
A Administração Apostólica, desde o governo pastoral de Dom Célio de Oliveira Goulart OFM, presta um relevante serviço à diocese de Leopoldina, no atendimento da Comunidade de ‘Santa Montanha’, Distrito de Vilas Boas, Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação, em Guiricema-MG.
Dom Rifan esteve reunido com Dom Edson Oriolo durante quase toda a manhã. Em pauta, tratativas sobre o reconhecimento do templo edificado na Serra de Vilas Boas sob a inovação de Nossa Senhora Aparecida, regularização da comunidade religiosa ali estabelecida e a consolidação canônica da assistência pastoral-sacramental dos padres da Administração Apostólica, mediante a assinatura de um convênio.
Participaram da reunião, assessorando os bispos, o Mons. José de Matos Barbosa, Vigário Geral da Administração Apostólica e os padres Antônio Márcio Marques de Queiroz e Fernando José de Freitas, respectivamente Chanceler e Vice-Chanceler da Diocese de Leopoldina. Um documento será elaborado a partir dos entendimentos havidos entre os bispos.
Ao final do encontro, Dom Edson Oriolo comentou: “recebemos com alegria a visita fraterna de Dom Rifan. Há alguns meses estávamos nos correspondendo, discutindo a necessidade de regularizar a dimensão canônica da comunidade chamada ‘Santa Montanha’ para o bom cumprimento da missão evangelizadora. A Igreja é plural e a diversidade deve ser colocada a serviço da construção do Reino”.