Em tempos de pandemia, somos desafiados a recriar. Recriar nossas relações; recriar nossa fé; recriar a nossa esperança; recriar nossa caridade; recriar a administração pessoal do tempo.
Muito tem a nos ensinar a experiência do povo de Deus que, no passado bíblico, viveu cinquenta anos no exílio. Eles perderam tudo do dia para a noite: casa, terra, templo, profetas, sacerdotes, liberdade, membros da família. Conseguiram, no entanto, passar pelo duro período do exílio vivendo:
- O respeito e reverência pelo nome de Javé e
- O retorno ao essencial (Lm 3,17-23)
Pensando nisso, e em todos os desafios que estamos passando, a festa do patrono de nossa paróquia foi vivida de uma maneira totalmente diferente do que estamos acostumados: uma maneira virtual, mas não menos rica da fé de um povo que clama ao Senhor pelos dons do Espírito Santo. Fizemos como os discípulos que estando em casa, receberam o sopro da Divindade.
Para este evento tão especial, organizamos um cronograma totalmente conectado às nossas redes sociais! A cada dia da semana, entre 23 e 29 de Maio, foi refletido sobre um dom do Espírito Santo, com início sempre às 19 horas, no nosso canal do Youtube e Facebook,. Também foi disponibilizado, nestes mesmos canais e no Instagran, um pequeno vídeo dos padres que foram convidados a celebrar, mas que impossibilitados de comparecerem devido a pandemia, se fizeram “presença” em nosso meio de uma forma virtual através da mensagem que nos enviaram sobre um dom específico do Espírito Santo. No dia 30 de Maio, celebramos a vigília de Pentecostes e cada paroquiano foi convidado, do seu lar, às 21 horas, a entoar um lindo louvor ao Espírito Santo e em nossas redes sociais transmitimos neste dia uma reflexão sobre Pentecostes feita especialmente por Dom Walter Jorge, filho de nossa paróquia e hoje Bispo da Diocese de União da Vitória no Paraná. Por fim, no dia 31, solenemente celebramos Pentecostes e carinhosamente nosso Bispo Dom Edson José Oriolo enviou uma mensagem para os nossos paroquianos através das nossas plataformas digitais.
Também foi disponibilizado, através de nossas redes sociais e grupos de WhatsApp pequenas orações para cada dia da festa e um pequeno roteiro para se rezar, em casa, o setenário, a vigília e o dia de Pentecostes. Simbolicamente, cada família se fez presente na igreja matriz através de fotos que nos foram enviadas, como uma maneira de mostrarmos que mesmo passando por esta pandemia, estamos juntos na mesa do Senhor.
CPP- Conselho Pastoral Paroquial
PasCom- Pastoral da Comunicação