Aconteceu na manhã desse sábado, 12 de março de 2022, na Paróquia Sant’Ana, em Santana de Cataguases (MG), um momento formativo para leigos das diversas paróquias da predita forania. Com o tema “Lideranças Cristãs”, o Padre Reginaldo Celidonio, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Muriaé, foi o assessor.
O encontro contou com a participação de representantes de pastorais e movimentos de cada paróquia, bem como, seus respectivos padres. Após iniciar com um café de acolhida, o Vigário Forâneo, Padre Juliano Regis do Carmo, fez a oração inicial e refletiu o texto do Profeto Joel 2,12-18.
Padre Reginaldo buscou estabelecer em sua fala uma relação entre o modelo de Líder: Jesus de Nazaré, e nós, seus discípulos, que somos chamados a exercermos lideranças em nossas paróquias. Tomando os líderes bíblicos, buscou enfatizar a missão de liderança, sobretudo de tantas mulheres de fé que perpassaram a história da salvação e nos deixaram testemunhos motivadores.
Enfim, usando as literaturas “O Monge e o Executivo” e o texto bíblico do Lava-pés (cf. Jo 13,1-30), o assessor apontou traços da essência de liderança que carece ser a meta de todo bom cristão católico.
O padre Fernando José de Freitas, nomeado pároco de Itamarati de Minas, na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, comentou que a abordagem do palestrante sobre a temática da liderança nas Sagradas Escrituras foi muito rica. Padre Fernando disse ainda que foi um dia feliz, por reunir leigos e leigas, além dos sacerdotes da forania, que estavam limitados pela pandemia em realizar encontros como esses, dizendo que foi um momento muito rico na caminhada.
Para Rodrigo Nazaré, da Paróquia São José Operário de Cataguases, o encontro foi muito proveitoso, oportunizando rever a ação evangelizadora da Igreja, sobretudo nas comunidades paroquiais. “É hora de partir para a missão, dando continuidade ao trabalho que Jesus almeja de nós, de sermos verdadeiras lideranças cristãs”, comentou.
Reinaldo Antônio, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cataguases, disse que o encontro proporcionou para as lideranças leigas uma experiência de encontro, renovando a cada dia a fé e o compromisso de servir à Igreja, em especial a Diocese de Leopoldina.