A Diocese de Leopoldina vive intensamente o Jubileu da Esperança 2025, proposto pelo Papa Francisco à Igreja em todo o mundo. Nesta quinta-feira, 9 de outubro de 2025, a cidade de Leopoldina (MG) foi palco de um desses momentos significativos: o Jubileu das Forças de Segurança Pública, que reuniu profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais, além de representações dos poderes locais: legislativo, executivo e judiciário, entre tantos membros da comunidade local.
O evento teve início nas primeiras horas da manhã, com a concentração no Santuário Diocesano São José Operário, de onde partiu uma peregrinação motorizada pelas ruas da cidade. Em clima de oração e testemunho público de fé, as viaturas seguiram até a Catedral de São Sebastião, outro Templo Jubilar de Leopoldina, onde foi celebrada a Santa Missa Jubilar, presidida por dom Edson Oriolo, bispo diocesano, e concelebrada por sacerdotes do clero.
Durante a homilia, dom Edson destacou a importância da missão desempenhada pelos profissionais da segurança pública, que diariamente lutam pelas vidas de nossa sociedade. O bispo de Leopoldina fez um agradecimento a cada homem e mulher que representam essas instituições, desejando que o Jubileu os fortaleça na fé e os inspire a serem construtores da paz e da esperança.
O momento jubilar integrou a programação da Novena de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, e foi marcado por gestos de fé, emoção e comunhão. Ao final da celebração, os presentes receberam a bênção especial, simbolizando a presença de Deus sobre os profissionais e suas famílias.
VIVÊNCIA DIOCESANA DO JUBILEU DA ESPERANÇA
O Jubileu das Forças de Segurança é uma das diversas ações promovidas no território da Diocese de Leopoldina ao longo do Ano Santo de 2025, que traz o tema “Peregrinos da Esperança”. Desde a abertura oficial do Jubileu, realizada em 28 de dezembro de 2024, na Praça Dom Helvécio, em frente à Catedral de São Sebastião, o povo de Deus tem sido convidado a viver intensamente este tempo de graça e renovação espiritual.
Ao longo de 2025, cada forania tem promovido celebrações próprias, além de eventos temáticos que envolvem setores da sociedade como saúde, educação, entre outras iniciativas já realizadas, destacam-se as peregrinações às Igrejas Jubilares e as missas jubilares em diferentes regiões da diocese.
ENCERRAMENTO DO ANO SANTO
O Jubileu da Esperança 2025 será encerrado no dia 27 de dezembro, com uma grande procissão diocesana saindo da Catedral de São Sebastião em direção ao Santuário Diocesano São José Operário, onde acontecerá a Solene Celebração Eucarística de Encerramento do Ano Santo. A cerimônia será marcada também pela ordenação presbiteral do diácono Vagner de Oliveira Proêncio, coroando um ano de intensa vivência espiritual e pastoral em toda a Diocese de Leopoldina.