O Jubileu da Esperança 2025 segue sendo vivenciado intensamente pela Diocese de Leopoldina, reunindo comunidades, pastorais e diversos segmentos da sociedade em momentos de fé, oração e comunhão. Atendendo ao convite do Papa Francisco, este Ano Santo convida os cristãos a se tornarem “Peregrinos da Esperança”, redescobrindo a força da fé e o compromisso com a fraternidade.
Nesta quinta-feira, 9 de outubro, será a vez das Forças de Segurança Pública de Leopoldina viverem seu momento jubilar. A iniciativa, realizada dentro da Novena de Nossa Senhora Aparecida, visa reunir profissionais das polícias civil e militar, corpo de bombeiros, agentes penitenciários, guardas municipais e membros do Poder Judiciário, num gesto público de fé e testemunho cristão.
A programação terá início com uma concentração das viaturas no Santuário Diocesano São José Operário às 09h, de onde os participantes partiram em peregrinação motorizada pelas ruas da cidade. Em clima de oração e comunhão, as viaturas seguiram até a Catedral de São Sebastião, outro Templo Jubilar de Leopoldina, onde será celebrada a Santa Missa Jubilar presidida por dom Edson Oriolo, bispo diocesano, às 12h.
Os diversos momentos jubilares realizados pela Diocese de Leopoldina ao longo deste Ano Santo integram a programação diocesana e também das paróquias, como esta iniciativa da Catedral de São Sebasitão junto às forças de segurança. As celebrações do Ano Santo vem sendo realizada desde a abertura do Jubileu, ocorrida em 28 de dezembro de 2024, com uma grande celebração na Praça Dom Helvécio, em Leopoldina. Desde então, o Ano Santo tem se desdobrado em diversas iniciativas nas diversas regiões forâneas da diocese e em setores representativos da sociedade, como educação, saúde, entre outras, sempre com o objetivo de tornar visível a presença de Deus na vida cotidiana do povo.
Entre os destaques já realizados, estão as aberturas jubilares nas foranias, as peregrinações às Igrejas Jubilares e celebrações temáticas que mobilizaram paróquias e comunidades em todo o território diocesano. Cada encontro reafirma a dimensão pastoral do Jubileu como um tempo de graça, reconciliação e renovação espiritual.
O Jubileu da Esperança 2025 terá seu encerramento no dia 27 de dezembro de 2025, quando os peregrinos de toda a Diocese se reunirão em uma grande procissão, saindo da Catedral de São Sebastião até o Santuário Diocesano São José Operário, onde será celebrada a Solene Celebração Eucarística de Encerramento do Ano Jubilar, marcada também pela ordenação presbiteral do diácono Vagner de Oliveira Proêncio.
Assim, a Diocese de Leopoldina segue vivenciando este tempo santo em sintonia com toda a Igreja, expressando a alegria de ser uma comunidade de fé que caminha unida, testemunhando a “esperança que não decepciona”.