Aconteceu no dia 16 de fevereiro, domingo, às 8.30h, no salão da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases, um encontro de formação para os leitores, salmistas, comentaristas e ministérios de música que atuam durante a liturgia, seja na própria Matriz ou em nossas comunidades. O primeiro objetivo deste encontro é pensar se estamos comunicando bem a palavra de Deus, uma vez que o proclamador da palavra é aquele que deve exercer este ministério com máximo esmero, capacitando-se cada vez mais. Padre Antonio Marcio ressaltou que ‘a palavra proclamada precisa ser ouvida e entendida por todos e que, somos apenas instrumentos naquele momento da proclamação; não proclamamos nossa palavra, mas a Palavra de Deus, eis a nossa grande responsabilidade’.
Em seguida, os leitores e salmistas puderam conversar alguns aspectos da liturgia que se entrelaçam com a dignidade deste ministério da palavra. E foram capazes de perceber que, na liturgia, todos os ministérios têm sua devida importância e cada qual deve exercer bem aquilo que é de sua competência, sem atropelos ou medos. Constatamos também que ainda precisamos avançar muito na compreensão da liturgia, afim de que esta seja mais orante e silenciosa.
Por fim, apresentamos uma nova proposta de escala para atuação dos leitores, salmistas e comentaristas. Tendo em vista a visita missionária que se fará durante os sábados nas comunidades, sempre às 19 horas, o horário da missa de sábado na Matriz ficará às 17 horas e isto requereu uma nova escala para leitores e salmistas, afim de que haja uma melhor distribuição dos trabalhos. Ao término da reunião, Pe. Antonio Marcio agradeceu a atenção e presença de todos, destacando a importância de cada ministério para a vida eclesial e encerrou com a bênção final.
PASCOM
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
CATAGUASES – MG