Com este versículo somos motivados e impulsionados a seguir nossa missão de anunciar a verdade revelada por todos os povos e nações. Neste tempo de pandemia, que estamos vivenciando, este versículo faz com que o nosso coração pulse cada vez mais forte, com o ardente desejo de cumprir a missão que nos foi confiada.
Nós, catequistas, tivemos que nos reinventar e redirecionar nossos planejamentos nos adaptando aos meios que tivemos, nas redes sociais de comunicação. Foi assim que a catequese da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Leopoldina chegou nas casas de seus catequizandos , com a proposta de transformar seus lares em igrejas domiciliar, através de lives e momentos oracionais.
Com o direcionamento de nossa coordenação fomos juntos nos organizando, antes de chegar nas casas e nos corações dos catequizandos foi preciso que nos reuníssemos através dos meios sociais para nos replanejar.
Para não perder nossa espiritualidade e a vivência na fé, foi realizado no nosso grupo de catequistas através do aplicativo “WhatsApp”, reflexões diárias preparadas cada dia por um catequista, assim estávamos nos reabastecendo para que nossa missão não parasse.
Fomos nos planejando e aumentando cada vez mais nossa espiritualidade através de lives, vídeos e textos. Tivemos a meditação da Semana das Dores da Virgem Maria e da Semana Santa através de textos publicados em nossos novos meios de Evangelização.
Iniciamos o mês de maio com um momento oracional em louvor a São José Operário transmitido em nossas mídias sociais e durante todo o mês de maio (Mês dedicado a Santíssima Virgem Maria) realizamos Live de recitação do Santo Terço com a participação dos nossos catequistas e catequizandos, recordando assim, toda nossa espiritualidade Mariana.
“Somos terra do Espírito Santo” com esse texto do Pe. Adroaldo Palaoro sj, iniciamos o tríduo em preparação à Solenidade de Pentecostes, momento grandioso para todos nós, onde tivemos a participação dos nossos crismandos e catequistas. Encerrando assim, nosso 1º Semestre preparamos o ” Arraiá Solidário” da catequese, respeitando as normas de distanciamento social realizamos uma ação social junto a comunidade para ajudarmos nossos irmãos e irmãs que necessitam de nossa ajuda neste momento difícil. .
Agora, tudo isso se resume em uma palavra: Gratidão!
Gratidão primeiramente a Deus por ter nos auxiliado a proporcionarmos momentos como estes, para que nossa missão de anunciar a Boa Nova não parasse.
Gratidão aos nossos catequizandos e suas famílias por ter permitido que entrássemos em suas casas e por ter confiado em nós.
Gratidão ao nosso pároco, Padre Marcelo Sérgio , que esteve ao nosso lado nos auxiliando.
Gratidão a todos os nossos catequistas que se superaram e desempenharam muito bem para que o nosso 1º semestre fosse tão frutuoso.
Agora, chegou o momento para descansarmos um pouquinho e nós, catequistas, nos reabastecermos na fé e em breve retornarmos.
“De graça recebestes, de graça deveis dar”
(Mt 10, 8)
Thiago Carmo – Catequista .