A Paróquia Nossa Senhora da Glória, localizada no Distrito de Itamuri, em Muriaé (MG), acolherá peregrinos de toda a região para a 11º Romaria Diocesana dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que acontece no dia 30 de julho.
De acordo com a programação, os peregrinos serão acolhidos para um café da manhã compartilhado, às 08h, em uma comunidade denominada de Patrimônio dos Carneiros, localizada no Distrito de Itamurí, em Muriaé (MG); Às 09h todos sairão para a caminhada até à Pedra Santa, onde será celebrada uma Santa Missa pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo, às 11h. No local, também será vendido almoço, ao custo simbólico de R$10,00.
Frei Gilberto, pároco local, e assessor eclesiástico das Pastorais Sociais da Diocese de Leopoldina, comentou que recentemente a Zona da Mata foi instituída como Polo Agroecológico e de Produção Orgânica, através da Lei Estadual nº 23.207/2018.
“As Pastorais Sociais tem todo um trabalho de apoio ao pequeno produtor, sobretudo no que diz respeito à Agricultura Familiar. Reconhecemos a grandeza deste trabalho e nada mais justo que celebrarmos a vida de tantos homens e mulheres que se dedicam no campo”, comentou frei Gilberto.
Ele disse ainda que a Romaria Diocesana dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Ele complementou que, para dar de comer, é preciso ter quem planta, destacando a necessidade de valorizar, cada vez mais, esses trabalhadores e trabalhadoras que dedicam suas vidas para produzir os alimentos que chegam às nossas mesas.
Já em sua décima primeira edição, a Romaria Diocesana dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é realizada anualmente, sempre tendo uma paróquia da Diocese de Leopoldina responsável por sediar o evento, como foi o caso de Patrocínio do Muriaé (MG), que sediu o último evento. Neste ano, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Itamuri, acolhe com carinho os romeiros de diversas regiões, seja aqueles que residem no campo ou na cidade.
Imagens enviadas por Frei Gilberto
