No último final de semana, 24 a 26 de maio, a Província Eclesiástica de Juiz de Fora acolheu o encontro de Formação Missionária de Seminaristas, do Regional Leste II (FORMISE).Esta foi a IX edição do encontro, com o tema: “Batizados e Enviados” e o lema: “A Igreja de Cristo no mundo”. Este mesmo tema corresponde a abertura do mês das missões, que se dará em outubro deste ano. O encontro contou com a participação de 70 seminaristas das (arqui)dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.
A Santa Missa de abertura foi presidida pelo Exmo. Revmo. Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que refletiu acerca da importância da missionariedade na vida formativa dos seminaristas. Nas palavras dele,“o padre só é padre se for missionário. O seminarista só será padre se for missionário”.
Logo após começaram as explanações com o Pe. Antônio Niemiec, assessor do Regional Leste II, que discursou sobre a fundamentação da missão na igreja e na vida dos seminaristas, ressaltando que a missão é a nossa identidade.“A Igreja “é” ao ser enviada”, disse. Pe. Patrick Samuel Batista, diretor espiritual do COMISE, mostrou a face espiritual do citado tema, revelando a essência de uma vida dinamizada pela força do“espírito que é o caminho do Amor em nossa vida”.
O encontro contou também com a presença do Exmo. Revmo. Dom José Lanza Neto,bispo da diocese de Guaxupé, que acompanha de perto os trabalhos feitos pela equipe regional do COMISE.
A Diocese de Leopoldina foi representada pelo seminarista Vagner Proêncio, vice-presidente do COMISE do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe. Foi uma oportunidade de conhecer mais o carisma missionário e aprofundar naquilo que nosso Santo Padre, o Papa Francisco,tem pedido: colocar-se em saída e proporcionar a todos o conhecimento da Boa Nova de Deus. “A missão é anúncio da Caridade de Cristo revelada ao mundo por meio da santidade de vida e das boas obras que dela emanam” (Papa Bento XV).
Seminarista Vagner de Oliveira Proêncio
II Ano de Filosofia



