A Diocese de Leopoldina está em preparação para a abertura do Jubileu Ordinário de 2025, anunciado pela Bula Spes non confundit. Este Ano Santo será oficialmente iniciado no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa no Vaticano.
Para marcar este momento tão significativo na vida da Igreja Particular de Leopoldina, o Conselho Diocesano de Pastoral, composto por sacerdotes e leigos de diversas regiões forâneas, participou de um encontro de partilha e reflexão sobre o tema, conduzido por nosso bispo diocesano, dom Edson Oriolo.
O padre Márcio Arthur, vigário geral da diocese, que ocupava até então o ofício de coordenador diocesano de pastoral, cuja missão, hoje, foi confiada ao Cônego Marcelo Sérgio Barros, conduziu uma apresentação detalhada sobre a proposta do Papa Francisco. Ele destacou que este será um tempo especial de peregrinações, reconciliações e caridade, enfatizando os principais aspectos espirituais do Ano Santo.
Em seguida, o padre Wallace Andrade Teixeira, um dos responsáveis pela liturgia do bispado, apresentou o planejamento para a celebração oficial da Diocese de Leopoldina, marcada para o dia 28 de dezembro de 2024, juntamente com a ordenação presbiteral do diácono Luis Fernando Paiva Bertolato. Ele compartilhou detalhes sobre a logística do evento, que terá início com uma procissão saindo do Seminário Nossa Senhora Aparecida até a Praça Dom Helvécio, ao lado da Catedral, onde a celebração será realizada, reunindo peregrinos de toda a diocese.
Padre Wallace também adiantou os planos para que a Diocese de Leopoldina viva intensamente o Jubileu Ordinário de 2025, que se estenderá até 6 de janeiro de 2026. Ele disse que tão logo seja publicado o Decreto de Nomeação das Igrejas Jubilares, será organizada uma ampla mobilização para promover as peregrinações a essas Igrejas. Por fim, o Conselho Diocesano de Pastoral definiu as datas da Agenda de Pastoral 2025, definindo os dias, horários e locais desses encontros diocesanos de nossas pastorais e movimentos.



