“Me chamou por sua graça” (Gl 1,15) foi o lema escolhido por Luís Fernando Bertolato Paiva para a sua ordenação diaconal, realizada na manhã de sábado, 28 de setembro de 2024, na Catedral de São Sebastião, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Edson Oriolo. A Solene Celebração Eucarística foi concelebrada por diversos sacerdotes, membros do clero diocesano e contou com expressiva participação das forças vivas da Diocese de Leopoldina.
O lema escolhido pelo diácono Luís Fernando carrega um significado profundo, refletindo o chamado divino, em que a pessoa se consagra ao serviço, reconhecendo que esse caminho é fruto da graça de Deus.
Durante a homilia, Dom Edson Oriolo destacou a importância desta celebração para a Diocese, em que foi conferido ao seminarista Luís Fernando o primeiro grau do sacramento da ordem. “O diaconato é um grau permanente na hierarquia da Igreja. O exercício desse ministério não pode ser visto como uma mera etapa de transição para o sacerdócio, mas como um tempo de graças e bênçãos, no qual devemos aprofundar o significado de ser diácono. Ser diácono é fazer a experiência de servir a Deus, configurando-se a Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos”, afirmou o bispo.
Dom Edson ressaltou ainda que, para compreender o valor dessa celebração, é importante lembrar que o diaconato, ministério presente desde o início da Igreja, surgiu com a escolha de sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria. Posteriormente, consolidou-se como uma etapa fundamental na preparação para o sacramento da ordem presbiteral.
Nos ritos finais, o diácono Luís Fernando Bertolato Paiva expressou sua gratidão por meio de uma série de agradecimentos emocionados, dirigidos a todos que o apoiaram ao longo de sua caminhada vocacional. Ele recebeu, em seguida, cumprimentos e uma calorosa acolhida por parte do povo de Deus presente na Catedral, que compareceu para prestigiar esse importante momento de sua ordenação, reafirmando o apoio e carinho da comunidade diocesana.
Luís Fernando Bertolato Paiva nasceu no dia 18 de fevereiro de 1998, no município de Ubá (MG). É filho de Luciana de Fátima Bertolato Paiva e Fernando da Silva Paiva. Recebeu o sacramento do batismo na Capela Santa Maria, sua comunidade de origem, localizada no Distrito de Diamante de Ubá (MG), pelo então pároco Padre José Alfeu Motta Filho.
Iniciou sua formação cristã nesta comunidade eclesial pertencente à Paróquia São Sebastião de Rodeiro, participando de toda etapa catequética, fazendo parte do coral infantil e no de adultos, tendo participação ativa na vida da comunidade paroquial.
Em 2013, recebeu pelas mãos do então bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, o Sacramento do Crisma. Em 2015 participou dos encontros vocacionais promovidos pela pastoral vocacional da Diocese de Leopoldina, ingressando no ano seguinte no Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, em Cataguases (MG).
Desenvolveu seu trabalho pastoral em inúmeras paróquias de nossa diocese e após a conclusão no curso de teologia, todos os diocesanos que acompanharam a trajetória deste servo de Deus, aguardam com expectativa e carinho a sua ordenação diaconal.
TRAJETÓRIA PASTORAL COMO SEMINARISTA
- Paróquia Senhor Bom Jesus,em Argirita e Santo Antônio, em Tebas( 2017-2018)
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases ( 2019-2021)
- Paróquia São José Operário, em Leopoldina (2022)
- Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração e São Miguel Arcanjo, em Muriaé (2023)
- Paróquia São José, em Tocantins (2024)
















































