“Ensinai-os a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt 25,20) foi o lema de ordenação sacerdotal de Márcio da Silva Nunes que, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Edson Oriolo, tornou-se padre da Santa Igreja Católica.
A Solene Celebração Eucarística foi concelebrada pelo clero diocesano no Santuário Santa Rita de Cássia, em Cataguases (MG), terra natal do neosacerdote. Foi realizada na manhã de sábado, 05 de agosto de 2023, com a participação de uma numerosa representações de fiéis de todo o território da Diocese de Leopoldina.
Em homilia o bispo de Leopoldina comentou que a liturgia de uma ordenação presbiteral está entre as mais lindas, quando muitos se impressionam com este momento emocionante. “Procuro sempre transmitir uma mensagem de como uma ordenação nos enriquece, principalmente para nós que somos consagrados, que queremos sempre servir a Deus”, comentou.
Dom Edson se dirigiu aos sacerdotes para lembrar que quando entendemos bem o sentido deste acontecimento, passamos a entender a nossa vida, buscando forças e tendo perseverança na trajetória ministerial. Lembrou que o versículo “Ensinai-os a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt 25,20) demonstra uma maneira muito especial de como devemos servir a Jesus. “Nesse lema encontramos três verbos que relevam as exigências para ser um bom discípulo: ensinar, obedecer e guardar. Esses passos bem compreendidos e vivenciados vão ajudar nossa diocese a ter sacerdotes que possam dedicar as suas vidas com amor, com personalidade, que possam cumprir o ministério sacerdotal com muito zelo e fidelidade ao Evangelho”, comentou.
O padre Márcio da Silva Nunes lembrou que escolheu esse lema na confiança do Ressuscitado, para ensinar com humildade a Boa Notícia. “Por isso, imploro à Trindade Santa que me conceda os carismas necessários para corresponder esta bonita vocação a mim confiada. Obrigado ao Senhor, por me chamar a esta missão em prol do Vosso Reino”, disse o nersacerdote nos ritos finais.
Também fez uma série de agradecimentos, lembrando de tantas pessoas que o acompanharam em sua trajetória vocacional, sobretudo aos integrantes do projeto “Amigos do Seminário”, que rezam pelas vocações e contribuem para a formação dos futuros padres de nossa região.
SOBRE O PE. MÁRCIO DA SILVA NUNES
O padre Márcio da Silva Nunes nasceu no dia 20 de janeiro de 1997, em Cataguases (MG). É filho de Márcio Nunes e Simone Aparecida da Silva. Foi batizado pelo padre Volnei Ferreira Noro na Igreja Matriz São José Operário, em sua terra natal.
Seu processo de formação cristã inicial foi realizado na Capela São Sebastião, no Bairro Dico Leite, pertencente à Paróquia São José Operário de Cataguases. Na Igreja Matriz recebeu a primeira eucaristia do pároco da época, padre Ênio Marcos de Oliveira.
Foi Confirmado na fé pelo então bispo diocesano, dom Dario Campos, OFM, em 2009. Durante sua trajetória na paróquia de origem, participou do grupo de coroinhas, EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo, além de trabalhar como sacristão da paróquia.
Incentivado pelo pároco da época, padre Edson Campos, participou dos encontros vocacionais promovidos pela Diocese de Leopoldina, vindo a ingressar no Seminário Propedêutico de Cataguases em 2015 e, no ano seguinte, no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe de Juiz de Fora. Pelo CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora concluiu o curso de filosofia (2019) e teologia (2023).
Fez o seu estágio pastoral nas paróquias Sant’Ana de Pirapetinga (2017); Santo Antônio de Miraí (2018 a 2019); Paróquia Nossa Senhora da Encarnação de Guiricema (2019 a 2020); Paróquia São Sebastião de São Geraldo (2021) e Santuário Santa Rita de Cássia de Cataguases (2022 a 2023).
Foi ordenado diácono transitório na festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do seminário maior, no dia 12 de dezembro de 2022, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), por Dom Edson Oriolo. Na ocasião, outros dois diáconos foram ordenados: Augusto Nilo de Oliveira Vilela e Maycon Zeni Gonçalves.
Sua ordenação presbiteral aconteceu no Santuário Santa Rita de Cássia de Cataguases, no dia 05 de agosto de 2023, em Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Edson Oriolo.