O Centro Pastoral Dom Reis, em Leopoldina, recebeu entre os dias 29 e 30 de outubro de 2019 os padres da área episcopal da Diocese de Leopoldina, para um momento de formação denominado ‘Atualização do Clero’, que consiste no aprofundamento dos estudos sobre questões relacionadas ao exercício do ministério.
O tema escolhido para o segundo semestre deste ano foi ‘Administração de Conflitos, conduzido pelo psicólogo Jorcelei de Souza Fonseca, de Petrópolis, Rio de Janeiro. Ele foi seminarista durante a adolescência, tendo um preparo humanístico e filosófico determinante para sua formação acadêmica em psicologia. Estudou na Universidade Católica de Petrópolis e fez especialização em Saúde Mental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).
É servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, onde há 15 anos ajudou a implantar um projeto de mediação de conflitos, que foi referência em todo o Estado, tendo atendido mais de 2.000 famílias. A exitosa experiência fez com que o consulado americano o convidasse para compartilhar essa vivência.
Nos últimos anos, Jorcelei tem se dedicado ao trabalho com religiosos, a exemplo da formação de clero da Diocese de Leopoldina, de Petrópolis (RJ) e Cruzeiro do Sul (AC), levando informações sobre as ferramentas da psicologia como instrumento de ajuda ao trabalho pastoral, lidando com os problemas de administração de conflitos internos e externos. Também dá suporte terapêutico e institucional ao Mosteiro São Bento, no Rio de Janeiro, ao Carmelo São José e Mosteiro da Virgem, ambos em Petrópolis.
“A técnica de mediação de conflitos foi o eixo central deste encontro. Muitas dificuldades de convivência têm a ver com o trabalho da parte humana. Nosso objetivo é tratar aspectos que visam facilitar a vida pessoal e comunitária”, comentou.
Assessoria de Imprensa da Diocese de LeopoldinaO psicólogo Jorcelei sendo apresentado pelo administrador diocesano Pe. Volnei Ferreira Noro.
Santa Missa com celebrada pelo Pe. João Victor Melo Martins