O padre Antônio Luiz da Silva, pároco da Paróquia Santo Antônio, de Santo Antônio do Aventureiro (MG), completa 25 anos de vida sacerdotal no dia 14 de dezembro deste ano.
Para bem celebrar este momento de Júbilo, foi agendada uma Santa Missa para o dia 10 de dezembro de 2021, às 10h00, na Igreja Matriz Santo Antônio, que será presidida por dom Edson Oriolo e concelebrada pelos padres do clero diocesano.
Nesta manhã de sexta-feira, 12 de novembro de 2021, o bispo presidiu uma celebração eucarística com a participação dos seminaristas da diocese, sendo concelebrada pelos padres Antônio Luiz da Silva, Adilson José Dias Nery, Paulo Roberto Gomes, Wanderson Paulo da Silva Pereira e Wallace Andrade Teixeira.
Também estiveram presentes o diácono Fernando José de Freitas e os seminaristas de toda a Igreja particular de Leopoldina. Dom Edson destacou a experiência do Pe. Antônio em seus 25 anos como sacerdote, sendo um momento importante na vida da Diocese de Leopoldina, conclamando para que, no altar do Senhor, derramamos nossas orações em Ação de Graças por seu ministério.
Nos ritos finais, o padre Antônio falou sobre a sua trajetória de vida. “Eu reconheço que hoje sou padre pela misericórdia de Deus. Dom Edson, em seu livro recente, tratou a Misericórdia de uma forma encantadora. Nasci na zona rural, sendo o 11º filho do casal João Eduardo e Cecília Gregória. Parei de estudar aos 13 anos de idade, depois voltei com meus 22 anos. Vim da roça, nunca imaginei que chegaria até aqui”, comentou.
O padre Alessandro Tavares, reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, impossibilitado de estar presente na celebração, escreveu uma carta dizendo que o padre Antônio foi quem fez a sua primeira eucaristia. “Jesus o utilizou para despertar minha vocação. Como diácono, morei com ele em Além Paraíba. Ele fez a homilia em minha primeira missa. Quero externar o meu afeto, reconhecimento e admiração”, exclamou.
Natural de Guidoval (MG), Antônio Luiz da Silva nasceu no dia 16 de setembro de 1957. É filho de João Eduardo da Silva e Cecilia Gregória da Silva. Foi ordenado sacerdote no dia 14 de dezembro de 1996, pela imposição das mãos de Dom José Belvino, bispo de Divinópolis (MG).
Cursou o primeiro ano de filosofia em Juiz de Fora, concluindo o curso pelo INSTA-BH, em 1992. No Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, de Belo Horizonte, cursou teologia (1993-1996).
Recebeu os ministérios em meados de 1995, na Paróquia São José Operário de Cataguases. Foi ordenado diácono no dia 18 de novembro de 1995, na Paróquia São José Operário de Leopoldina, pelo bispo diocesano Dom Ricardo Pedro Chaves. Em sua terra natal foi ordenado sacerdote, na Paróquia Sant’ana de Guidoval, em 14 de dezembro de 1996.
Ministério sacerdotal
- Vigário paroquial da Paróquia São João Batista de Visconde do Rio Branco;
- Administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Encarnação, em Guiricema;
- Administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, em Visconde do Rio Branco. (1997-2000);
- Pároco da Paróquia São José de Tocantins (2000-2005);
- Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cataguases (2005-2008);
- Pároco da Paróquia Santo Antônio de Miraí (2008-2013);
- Administrador paroquial da Paróquia São José de Além Paraíba (2014-2017);
- Administrador paroquial da Paróquia São Cristóvão e Imaculada Conceição de Cataguases (2017-2021);
- Administrador paroquial da Paróquia São Francisco de Paula, no Distrito de Vista Alegre, em Cataguases;
- Atualmente, desde o dia 15 de junho de 2021, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Aventureiro.