O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, presidiu a Solenidade de São Pedro e São Paulo, realizada neste domingo, 28 de junho de 2020, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG).
A missa foi transmitida ao vivo pela página da Diocese de Leopoldina no Facebook e também por seu canal no Youtube. A celebração faz memória aos apóstolos considerados exemplo de testemunho do projeto libertador de Deus.
Em sua homilia, dom Edson fez referência ao Evangelho de Mateus (Mt, 16,13-19) que descreve quando Jesus chegou a Cesaréia de Filipe, questionando os seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
Muitos responderam dizendo ser João, Elias e outros. No entanto, Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Com isso, Jesus prometeu as chaves do reino dos céus a Pedro, dizendo-lhe que tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Em sua reflexão, o bispo diocesano comentou que, à partir daquele momento, Pedro recebeu a grande missão de ser vigário de Cristo e de conduzir a sua Igreja, fazendo referência também ao “Dia do Papa”, homenageando todos os Pontífices que conduziram a Igreja Católica.
“Somos chamados a entender a grande missão e responsabilidade do vigário de Cristo, de conduzir a Igreja, anunciar Jesus através de sua Vida, Obra e Ministério”.
Sobre São Paulo, disse ter sido um grande intelectual que teve a oportunidade de estudar nas melhores escolas de Jerusalém. “Quando surgiu o Cristianismo, ele perseguiu os cristãos, mas teve a oportunidade de fazer a experiência do Cristo Ressuscitado e, por isso, a Igreja o considera apóstolo. De perseguidor passou a ser um evangelizador. Ele nos ajuda a entender que devemos nos aproximar cada vez mais de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi um verdadeiro Evangelizador”, concluiu.