Atendendo ao pedido do Santo Padre, as dioceses ao redor do mundo celebram o Jubileu Ordinário de 2025. Em sua bula papal “Spes non confundit – a esperança não engana” (Rm 5,5), o Papa Francisco reforça a importância de não desistir ou desanimar diante dos desafios da vida, destacando a esperança como virtude essencial para os cristãos. A cerimônia de abertura da Porta Santa, realizada na Basílica de São Pedro no dia 24 de dezembro, marcou o início oficial deste Ano Santo.
Na Diocese de Leopoldina, o início das atividades do Ano Jubilar, que traz o tema “Peregrinos da Esperança”, aconteceu neste sábado (28), reunindo centenas de fiéis provenientes das 34 cidades que compõem o território diocesano. O evento teve início com a acolhida no Seminário Nossa Senhora Aparecida, onde os peregrinos foram recebidos com um café da manhã, sendo um momento marcado pela integração e espiritualidade.
A programação seguiu com uma peregrinação solene liderada pelo bispo diocesano, Dom Edson Oriolo, acompanhado pelo clero, seminaristas, pelo ordenando, o agora padre Luis Fernando Bertolato Paiva, e significativa representação dos fiéis de toda a diocese, que caminharam carregando a “Cruz do Ano Santo” até a Praça Dom Helvécio, ao lado da Catedral de São Sebastião, local da Solene Celebração Eucarística. Durante a celebração, Dom Edson proclamou as Igrejas Jubilares da Diocese como destinos de peregrinação para a obtenção de indulgências plenárias.
Além da abertura do Ano Santo, a celebração também marcou a ordenação sacerdotal de Luís Fernando Bertolato Paiva. O novo sacerdote, natural do Distrito de Diamante de Ubá, em Ubá (MG), escolheu como lema de sua ordenação “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29). Este lema reflete sua profunda espiritualidade e o desejo de abraçar a missão ministerial com humildade e dedicação.
Em sua homilia, Dom Edson destacou a relevância histórica do evento para a Diocese de Leopoldina: “Este é um dia marcante na vida de nossa Igreja particular. O Jubileu é um convite à conversão, à renovação espiritual e à prática das obras de misericórdia. É também um momento para celebrarmos a alegria de acolher mais um filho no presbitério, comprometido com a missão de ser um reflexo de Cristo.”
O bispo reforçou que este Ano Jubilar será um tempo especial de perdão, reconciliação e renovação espiritual, com diversas atividades previstas nas comunidades paroquiais para permitir que todos vivam intensamente este momento de graça. Ele também anunciou as Igrejas Jubilares, locais de peregrinação para os fiéis:
Igrejas Jubilares da Diocese de Leopoldina:
FORANIA DE LEOPOLDINA
Catedral de São Sebastião
Praça Dom Helvécio, nº 25 – Centro
Leopoldina (MG)
(32) 3441-4411
Santuário São José Operário
Rua Jonas Bastos, 100 – Bairro Fátima
Leopoldina – MG
(32) 3441-2527
FORANIA DE CATAGUASES
Santuario de Santa Rita de Cássia
Praça Santa Rita, 92 – Centro
Cataguases/MG
(32) 3421-2436
FORANIA DE MURIAÉ
Santuário Nossa Senhora Aparecida
Praça Nossa Senhora Aparecida – s/n – Porto
Muriaé (MG)
(32) 3729-1045
Santuário do Senhor Bom Jesus
Praça Alcebíades Ribriro Soares, n° 9 – Centro
Vieiras (MG)
FORANIA DE ALÉM PARAÍBA
Igreja Santa Rita de Cássia
Av. Dr. Ant. Augusto Junqueira , 315- Porto Velho
Além Paraíba (MG)
FORANIA DE VISCONDE DO RIO BRANCO
Igreja Matriz de São João Batista.
Praça 28 de Setembro – centro
Visconde do Rio Branco (MG)
(32) 3551-1631
Capelania de Nossa Senhora da Misericórdia (Santa Montanha)
Distrito de Vilas Boas – Guiricema (MG)
(32) 99138-7264
FORANIA DE RODEIRO
Paróquia São Sebastião de Piraúba
Praça Lucy Gomes Caputo N. 226
Piraúba (MG)
(32) 3573-1336
(32) 99800-7538
FORANIA DE UBÁ
Paróquia São Januário
Rua Frei Pedro, 46
Ubá-MG
(32) 3532-4753
Ao final da celebração, a “Cruz do Ano Santo” foi intronizada na Catedral de São Sebastião, simbolizando o início oficial do Jubileu na Diocese. Durante o ano de 2025, a cruz percorrerá as Igrejas Jubilares das diversas foranias, convidando os fiéis à peregrinação e à renovação espiritual. O evento foi realizado pela Diocese de Leopoldina, com o apoio da Prefeitura Municipal de Leopoldina, Polícia Civil e Polícia Militar.
Sobre o Padre Luís Fernando Bertolato Paiva
Luís Fernando Bertolato Paiva nasceu no dia 18 de fevereiro de 1998, no município de Ubá (MG), filho de Luciana de Fátima Bertolato Paiva e Fernando da Silva Paiva. Foi batizado na Capela Santa Maria, em sua comunidade de origem, no Distrito de Diamante de Ubá, pelo então pároco Padre José Alfeu Motta Filho.
Desde cedo, participou ativamente da vida paroquial, integrando o coral infantil e o de adultos, além de cumprir toda a etapa catequética. Em 2013, recebeu o Sacramento do Crisma pelas mãos de Dom José Eudes Campos do Nascimento, então bispo diocesano. Seu chamado ao sacerdócio se concretizou em 2015, quando ingressou nos encontros vocacionais da Diocese de Leopoldina e, no ano seguinte, no Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, em Cataguases (MG).
Luís Fernando desenvolveu seu trabalho pastoral em várias paróquias da diocese, destacando-se pelo zelo e dedicação à missão. Após concluir seus estudos teológicos, foi ordenado diácono no dia 28 de setembro de 2024, pela imposição das mãos de Dom Edson Oriolo, na Catedral de São Sebastião. Com a sua ordenação sacerdotal, em 28 de dezembro, durante a Abertura do Ano Jubilar em nossa diocese, agora o padre Luis Fernando assume com alegria o ministério sacerdotal. Ele foi nomeado pelo bispo diocesano como vigário paroquial da Paróquia São José de Além Paraíba; administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus de Angustura e para o mesmo ofício na Paróquia de Santo Antônio, em Providência.
Trajetória Pastoral:
– Paróquia Senhor Bom Jesus, em Argirita, e Santo Antônio, em Tebas (2017-2018)
– Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases (2019-2021)
– Paróquia São José Operário, em Leopoldina (2022)
– Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração e São Miguel Arcanjo, em Muriaé (2023)
– Paróquia São José, em Tocantins (2024)
– Diácono nas Paróquias Nossa Senhora Madre de Deus de Angustura e Santo Antônio de Providência (setembro a dezembro de 2024)













































































