É com profundo pesar que a Diocese de Leopoldina comunica o falecimento do senhor Pedro Lopes de Lima. Nascido no dia 8 de maio de 1938, em Guiricema (MG), Pedro foi um exemplo de dedicação e serviço à Igreja e à comunidade.
Filho de Fernando Lopes de Lima e Idalina Eudóxia de Lima, Pedro iniciou seus estudos em Manhumirim entre 1953 e 1963, e cursou teologia no Seminário São José, no Rio de Janeiro, de 1964 a 1967. Antes de sua ordenação diaconal em 22 de janeiro de 1967, por dom Gerardo Ferreira Reis, recebeu tonsura, ostiariato, leitorato, acolitato, exorcistato e subdiaconato. Sua ordenação presbiteral ocorreu no dia 29 de junho de 1967, na Paróquia Nossa Senhora da Encarnação de Guiricema (MG), por Dom Frei Filipe Tiago Broers OFM, antigo pároco de sua terra natal.
Atuou como reitor do Seminário Diocesano entre 1968 e 31 de dezembro de 1969. Em 1970, foi professor do Ginásio Espírito Santo de Leopoldina e, de 1º de março de 1971 a 1973, foi diretor do Colégio São Paulo de Muriaé (MG).
Em 1974, pediu licença do exercício do ministério sacerdotal e, com anuência da Santa Sé, abraçou o estado de vida matrimonial, constituindo uma família engajada na comunidade de fé ao lado de sua esposa, Maria Alice, seus dois filhos e quatro netos.
Pedro foi um cristão exemplar por sua atuação não apenas em sua paróquia de residência, a Catedral de São Sebastião de Leopoldina, mas, também, como Chanceler do Bispado de Leopoldina e grande colaborador no curso de Teologia para Leigos de nossa diocese. Sua grande capacidade intelectual e atuação nos serviços voluntários da Igreja sempre foram reconhecidas e admiradas por todos.
Neste momento de consternação, a Diocese de Leopoldina, através de seu bispo e de todo o clero, se solidariza com os familiares e amigos de Pedro Lopes de Lima, agradecendo a Deus pelo dom de sua vida e por todo o bem que ele realizou. Que Deus, em sua infinita misericórdia, o receba em Seu Reino e conforte os corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele.
Descanse em paz, Sr. Pedro!
Leopoldina, 8 de agosto de 2024.
Informações sobre o velório e sepultamento
O velório acontecerá a partir das 14h de hoje, quinta-feira, na Catedral Diocesana de São Sebastião, em Leopoldina, e seguirá até às 12h de sexta-feira, quando ocorrerá o sepultamento no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo. Serão celebradas santas missas de corpo presente nos seguintes horários:
Quinta: 15h, 19h
Sexta: 10h
(Paramentos roxos)