No dia 19 de março de 2021 a Igreja comemorou cinco anos da publicação da exortação apostólica ‘Amoris Laetitia’ sobre a beleza e a alegria do amor familiar. Neste mesmo dia, o Papa Francisco inaugurou o Ano “Família Amoris Laetitia”, que terminará em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma com o Santo Padre.
Na noite de 13 de abril, o cura da Catedral, Pe. Wallace Andrade Teixeira, realizou a abertura das atividades deste ano, que estavam previstas para o dia 19 de março, porém, devido as restrições impostas pelo município de Leopoldina no combate da COVID-19, o evento que seria presencial, foi adiado.
O caminho proposto aos casais da paróquia é de um ano cheio de propostas espirituais, pastorais e culturais para acompanhar e apoiar as famílias frente aos desafios do nosso tempo, tais como: preparação para o matrimônio, a educação ao afeto dos jovens, sobre a santidade dos cônjuges e das famílias que vivem a graça do sacramento na vida cotidiana.
Além disso, serão organizados retiros espirituais mensais para os casais aprofundarem conteúdos e implicações da exortação apostólica em relação aos temas de grande atualidade, que interessarão as famílias em todo o mundo.
O dia da Semana escolhido pela Pastoral Familiar para abastecimento espiritual e renovação do compromisso neste ano será todas as quintas feiras. Pe. Wallace celebrará duas missas (sempre que possível votiva à Sagrada Família); uma às 06h e a outra às 19h; o santíssimo Sacramento será exposto durante todo o dia para adoração dos fiéis.
O sacerdote acredita que a paróquia Catedral estará direcionando e incentivando as famílias para uma fecunda espiritualidade. Quando uma família vive momentos de louvor, meditação da palavra e comunhão de vida, busca e encarna o projeto de Deus a seu respeito.
“A família deve viver este ano, num anseio sincero de submeter-se inteiramente à vontade de Deus, pois só com essa disposição interior ela se tornará um caminho seguro para o conhecimento e a vivência dos planos amorosos de Deus para a suas próprias vidas”, comentou o sacerdote.
Ele disse ainda que esta primeira reflexão foi colocada à disposição dos casais que pertencem a pastoral familiar da paróquia e alguns casais que já desejavam integrar a esta pastoral. “A partir de agora, convidamos a todos a somarem-se às iniciativas que serão impulsionadas durante o ano de forma híbrida (online e presencial) quando possível”, convidou.
Confiamos este caminho com as famílias de todo o mundo à Sagrada Família de Nazaré, em particular a São José, esposo e pai solícito que também celebramos neste ano. Portanto, “todos somos chamados a manter viva a tensão para algo mais além de nós mesmos e dos nossos limites, e cada família deve viver neste estímulo constante. Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! Aquilo que se nos promete é sempre mais. Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida” (cf. Amoris Laetitia, Francisco PP.).
Fonte: Paróquia Catedral de São Sebastião de Leopoldina