O rito de uma ordenação sacerdotal é belo e marcado pela entrega de um filho à Igreja. A ordenação do agora padre Maycon Zeni Gonçalves representou não apenas o cumprimento de um chamado divino, mas também a continuação de um compromisso com a comunidade que o acolheu calorosamente em sua jornada espiritual. Neste novo capítulo de sua vida, ele assume a missão de espalhar a fé e inspirar à Palavra de Deus no coração daqueles que cruzarem seu caminho, em consonância com o lema de ordenação presbiteral “Para que o mundo creia” (João 17,21).
Dom Edson Oriolo refletiu em sua homilia que naquele dia ele recebera o segundo grau do sacramento da ordem, sendo sacerdote segundo a ordem de Meuquisedeque, segundo a ordem de Jesus Cristo. “Em termos práticos, irá renovar esta união da entrega contínua de si mesmo no seu dia a dia, exercendo com muito amor e servindo com alegria a Cristo, onde a Igreja o designou a exercer o seu apostolado”, comentou o bispo.
Padre Maycon foi anunciado como pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, no município de Argirita (MG). Também será o novo administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, no distrito de Tebas, em Leopoldina (MG). Sua posse canônica está agendada para o dia 29 de setembro, às 19h, na Igreja Matriz de Argirita.
“Nossa diocese espera muito de sua pessoa, de seu ministério, de suas capacidades, de seu ardor missionário, de suas forças, de suas lágrimas, de seus cansaços. Sinta-se honrado de percorrer os mesmos passos que Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Que o amor e a verdade te mantenha sempre fiel no caminho e te leve à verdadeira vida”, refletiu dom Edson Oriolo.
A Solene Celebração Eucarística com o rito de ordenação presbiteral aconteceu na manhã do dia 07 de setembro de 2023, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases (MG). Foi lá onde o padre Maycon desenvolveu todo o seu processo inicial de formação cristã e teve a alegria de também exercer o seu ministério diaconal.
O momento foi marcado por muita emoção, sobretudo para o seu pai José Geraldo Lopes Gonçalves e demais familiares, para o clero, bem como para o povo de Deus que o acolheu com muito carinho, marcando presença na celebração expressivas representatividades de paróquias da Diocese de Leopoldina.
Nos ritos finais, o padre Maycon fez uma série de agradecimentos, mas um momento ficou marcado ao dizer que Deus foi generoso ao permitir que fosse educados por pais honestos, trabalhadores e valorosos. “Creio que a providência Divina quis que neste dia eu tivesse uma intercessora no céu. Muito obrigado mãe, por ter dado a vida por mim”, disse emocionado ao fazer memória a sua querida mãe, a senhora Suely de Fátima Zeni Gonçalves (in memoriam).
Também fez menção carinhosa ao seu pai, o senhor José Geraldo Lopes Gonçalves, revelando o quanto foi um homem trabalhador, que proporcionou uma vida digna.
Padre Maycon lembrou de todas as comunidades paroquiais onde exerceu a sua missão enquanto seminarista, fazendo uma menção especial aos irmãos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cataguases, onde é filho e cresceu na fé. “Tenho muito orgulho do modo que aprendemos juntos a amar Jesus Cristo, pelo exemplo de sua Mãe”, comentou.
Externou sua alegria aos seus novos paroquianos de Argirita e Tebas presentes na ordenação. “Nossa missão se iniciará em breve. Busquemos viver coisas do alto Para que o Mundo creia”, citou.
SOBRE O PADRE MAYCON ZENI GONÇALVES
Maycon Zeni Gonçalves nasceu no dia 04 de junho de 1991, em Cataguases (MG). É filho de José Geraldo Lopes Gonçalves e Suely de Fátima Zeni Gonçalves (in memoriam). Foi batizado pelo padre Oliveiro Teodoro na Igreja Matriz de São José Operário, em sua terra natal.
Seu processo de formação cristã inicial foi realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Comunidade Divino Espírito Santo, no Bairro Pouso Alegre, em Cataguases (MG), onde recebeu a primeira eucaristia do pároco da época, monsenhor Antônio Alvarez Muniz (in memoriam).
Foi Confirmado na fé pelo então bispo diocesano, dom Dario Campos, OFM, no dia 11 de março de 2007, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Na adolescência teve efetiva participação no movimento EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo e nos eventos do Setor da Juventude. Maycon Zeni teve a oportunidade de licenciar-se em Letras, pelas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC/UNIS).
Mais tarde, identificou-se com a espiritualidade do Movimento Renovação Carismática Católica, onde amadureceu a ideia de participar dos encontros vocacionais da Diocese de Leopoldina. Ingressou no Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia de Cataguases em 2016 e, no ano seguinte, no Seminário maior Nossa Senhora de Guadalupe de Juiz de Fora. Pelo CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora concluiu o curso de filosofia (2019) e também o curso de teologia (2023).
Fez o seu estágio pastoral nas paróquias São José de Tocantins (2017); São Sebastião de Piraúba (2018 a 2019 e 2021 a 2022); Paróquia Santo Antônio de Pádua de Astolfo Dutra (2020 a 2021) e São Benedito de Leopoldina (2021).
Recebeu os ministérios de leitorato e acolitato no dia 29 de setembro de 2022, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), em celebração presidida por Dom Edson Oriolo, bispo diocesano.
Foi ordenado diácono no dia 12 de dezembro de 2022, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do seminário maior, em celebração presidida por Dom Edson Oriolo na Catedral de São Sebastião de Leopoldina. Naquela ocasião, outros dois diáconos foram ordenados, o senhores Augusto Nilo de Oliveira Vilela e Márcio da Silva Nunes.
Exerceu o seu ministério diaconal em sua paróquia de origem, a Nossa Senhora do Rosário de Cataguases, onde também foi ordenado sacerdote, no dia 07 de setembro de 2023, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Edson Oriolo.