O Santuário São José Operário de Leopoldina (MG) tem novo pároco e reitor, o padre Agnaldo dos Reis Ferraz, que iniciou o seu ministério nesta quinta-feira, 03 de novembro de 2022, em Solene Celebração Eucarística com o rito de posse canônica presidida pelo bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo.
Ele assume as funções anteriormente exercidas pelo padre Valtenir Lima e Silva, transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, no município de Muriaé (MG). Padre Agnaldo terá a missão de dar continuidade ao desenvolvimento dos trabalhos de evangelização no santuário, cuja instalação ocorreu no ano passado.
Em homilia, dom Edson Oriolo agradeceu o carinho e sensibilidade do padre Valtenir, que aceitou o desafio de seguir uma nova missão, elogiando o seu desprendimento e vontade de servir à Igreja. “Achei bonita essa sensibilidade. Sei do seu carinho e dedicação para tornar o santuário um centro de evangelização em nossa diocese”, comentou, pedindo a todos para rezar por ele em sua nova missão.
Também agradeceu ao padre Agnaldo, pela disposição em aceitar o desafio deste novo trabalho em seu ministério sacerdotal. Dom Edson explicou a dimensão missionária de um sacerdote em uma determinada diocese, servindo ao povo, sendo assistido pelo Espírito Santo e colaborando com o bispo para que a Palavra de Deus chegue aos corações de muitas pessoas.
“Que as forças Divinas possam imperar nesse santuário, para se tornar cada vez mais um foco de evangelização. Hoje o Santuário São José Operário recebe o seu novo pároco e reitor, um homem de Deus, que veio anunciar a Palavra, revelar a misericórdia de Deus, trazer a eucaristia, administrar os sacramentos, para que possamos continuar nossa missão de filhos amados de Nosso Senhor Jesus Cristo”, comentou.
Nos ritos finais, um representante de todos os paroquianos fez o discurso de acolhida ao padre Agnaldo, manifestando carinho pelo novo pastor. “Bendito este tempo de infinitas graças para o seu ministério e para as ovelhas que o senhor confiará. Receba nossas orações e carinho”, manifestaram.
Padre Agnaldo disse estar feliz e disposto para a nova missão, demonstrando o seu desejo de colaborar com os trabalhos de evangelização na Diocese de Leopoldina. Agradeceu ao bispo pela confiança e afirmou que se dedicará para exercer bem o seu ministério. “Se é como é bom estar sob o manto de Nossa Senhora, será igualmente maravilho estar com São José”, enfatizou o sacerdote, que exercia até então o seu ministério numa paróquia de Laranjal (MG) dedicada a Nossa Senhora Conceição.
“Hoje dirijo-me a minha nova família. Quero compartilhar minha alegria de ter chegado até aqui e externar minha gratidão ao estimado amigo, padre Valtenir, por ter sido um bom pastor”, finalizou.
Agnaldo dos Reis Ferraz nasceu no dia 06 de setembro de 1979, no município de Visconde do Rio Branco (MG). É filho de Nelson de Souza Ferraz e Nivalda Reis Ferraz. Desde a infância, tendo como referência os avós “pais” Sebastião e Odete, incentivadores de sua fé católica e grandes inspiradores em sua vida, o padre Agnaldo iniciou sua trajetória na Igreja como Catequista, na Paróquia São João Batista, de sua terra natal.
Teve como motivador vocacional o padre Jorge Passon, ingressando no Seminário Seráfico São Francisco (1997), em Santos Dumont (MG). De 1998 a 1999 participou dos encontros vocacionais da Diocese de Leopoldina e, em 2000, foi para o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora (MG), cursando filosofia (2000 a 2002) e teologia (2003 a 2006) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF).
Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 08 de dezembro de 2006, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), juntamente com os então diáconos Márcio Arthur Júnior e Divani da Silva Freitas, pela imposição das mãos de dom Dario Campos. Nesta mesma ocasião, o Monsenhor Antônio Chámel, celebrava o seu Jubileu de Ouro Sacerdotal.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 14 de julho de 2007, na Capela Santo Antônio, hoje, Paróquia Santo Antônio, em Visconde do Rio Branco (MG), pelo bispo dom Dario Campos.
Sua trajetória ministerial teve início na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, em 2007, no município de Muriaé (MG), como vigário paroquial. Nesse período também exerceu o seu vicariato na Paróquia São Sebastião, em Cachoeiro Alegre (MG), até 2009, quando foi transferido para a Paróquia Jesus Menino de Deus, de Recreio (MG), onde foi administrador paroquial, até o ano de 2016;
Em Miraí (MG), foi administrador da Paróquia Santo Antônio, entre 2016 e 2017;
Foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Muriaé (MG), de 2017 a 2021;
Em Laranjal (MG), foi pároco da Paróquia Imaculada Conceição, entre 04 de janeiro de 2021 a 03 de novembro de 2022;
Atuou em diversas frentes de trabalhos na Diocese de Leopoldina, como coordenador diocesano de pastoral; dos movimentos ‘Mães que Oram pelos Filhos’ e ‘Mãe Rainha’.
Atualmente é coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo e da Pastoral da Comunicação.