O padre Reginaldo Rodrigues Celidônio iniciou o seu ministério como pároco da Paróquia São José, no município de Tocantins (MG). Ele foi transferido da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Muriaé, onde trabalhava como vigário paroquial. Agora, ele assume os trabalhos anteriormente exercidos pelo Monsenhor Alexandre dos Santo Ferraz, que por sua vez trabalhará em Ubá (MG), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
A Solene Celebração Eucarística com o rito de posse canônica do padre Reginaldo foi presidida por dom Edson Oriolo na noite desta segunda-feira (06/02) na Igreja Matriz de Tocantins, sendo concelebrada pelo vigário paroquial de São José, padre Rodrigo de Carvalho, além do vigário da Forania de Rodeiro, padre Ênio Marcos, bem como outros sacerdotes do clero diocesano. Também participaram da celebração religiosos e religiosas, o diácono Maycon Zeni, seminaristas do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Leopoldina e uma numerosa representação de fiéis do referido município e de outras cidades onde o padre Reginaldo exerceu o seu ministério sacerdotal.
Em homilia, o bispo diocesano destacou a importância de um sacerdote na vida Igreja e das comunidades. Lembrou a respeito do carinho manifestado pelo povo de Tocantins ao Monsenhor Alexandre, que por sua vez exerceu muito bem o seu ministério nesta região e que agora está em nova missão. Pediu a todos para cuidar do padre Reginaldo e ajudá-lo, juntamente com o padre Rodrigo, nessa grande missão e responsabilidade, para que possam exercer bem o seu ministério.
Por fim, dom Edson fez uma reflexão sobre a comunhão, enfatizando aspectos relacionados a comunhão com cristo, com a Igreja, com o bispo, sacerdotes e comunidade, concluindo que a eucaristia representa o verdadeiro sinal desta comunhão.
A comunidade paroquial, através de um de seus representantes manifestou carinho com a chegada do seu novo pastor. No discurso de acolhida demonstraram receptividade em caminhar juntos com os padres Reginaldo e Rodrigo.
Ainda nos ritos finais, o padre Reginaldo fez o uso da palavra para agradecer a tantas pessoas que o acolheram com carinho, bem como aquelas que marcaram sua vida e trajetória ministerial. O sacerdote refletiu ainda que os sonhos colocados em prática, a partir do Evangelho, fica difícil errar. Citou algumas reflexões do Papa Franciso, quando ele fala sobre a ‘Alegria do Evangelho’, que enche os corações e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Disse ainda que se coloca à serviço da Igreja com muito amor e misericórdia, tendo o Evangelho como o centro.
SOBRE O NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE TOCANTINS
Reginaldo Rodrigues Celidonio nasceu no dia 12 de julho de 1981, em Pirapetinga (MG). É filho de José Guilherme Lima Celidonio e Elci Aparecida Celidonio (Inmemoriam).
Fez os seus primeiros estudos em sua terra natal e o ensino superior em Juiz de Fora (MG), no CES – Centro de Ensino Superior, vinculado ao Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Cursou filosofia entre 2004 e 2007 e teologia entre 2008 e 2011; tem pós-graduação em Teologia Sistemática (2019-2021) pela FAJE – Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas de Belo Horizonte (MG);
Desde a sua infância sentiu o despertar vocacional, sendo motivado pelo Monsenhor Waltencyr Alves Rodrigues, pároco da Paróquia Sant’Ana de Pirapetinga. Ingressou no Seminário Santa Rita de Cássia de Cataguases (MG) no ano de 2003; concluída a fase propedêutica, foi para o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora, onde residiu entre 2004 e 2011.
Recebeu os ministérios de Leitorato e Acolitato no dia 23 de maio de 2011, pelo então bispo da Diocese de Leopoldina, dom Dario Campos, no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe.
Foi ordenado diácono por dom José Eudes Campos do Nascimento, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), no dia 08 de dezembro de 2012. O lema do diaconato foi “Minha alma engrandece ao Senhor” (Lc 1,46), tendo exercido o seu ministério diaconal no Santuário Santa Rita de Cássia, em Cataguases (MG), entre dezembro de 2012 e julho de 2013.
Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 06 de julho de 2013, em Pirapetinga (MG), pela imposição das mãos de dom José Eudes Campos do Nascimento. O lema de sua ordenação sacerdotal foi “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará” (Sl 23,1). Também na Igreja Matriz de sua terra natal presidiu sua primeira missa, tendo como pregador o Monsenhor Antônio José Chámel.
No Santuário Santa Rita de Cássia de Cataguases foi vigário paroquial (julho a novembro de 2013); depois, administrador paroquial e posteriormente nomeado pároco, na Paróquia Santo Antônio, na cidade de Astolfo Dutra, de novembro de 2013 a dezembro de 2018, quando se licenciou para fazer o seu mestrado.
Foi nomeado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Muriaé no dia 04 de agosto de 2021, permanecendo até fevereiro de 2023, quando foi empossado por dom Edson Oriolo como pároco da Paróquia São José de Tocantins, no dia 06 de fevereiro de 2023.
Na Diocese de Leopoldina foi representante dos presbíteros entre 2018 e 2020 e já participou do Conselho dos Presbíteros, Conselho de Formação e Colégio dos Consultores.