“Sou a luz do mundo” Jo 9,5b: o sinal da luz no quarto Evangelho. Esse foi o título da dissertação de mestrado do padre Reginaldo Rodrigues Celidonio, sacerdote da Diocese de Leopoldina que obteve o título de mestrado em Teologia pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (MG).
Padre Reginaldo aprofundou seus estudos na área de ‘Teologia Sistemática’, seguindo uma linha de pesquisa sobre ‘Bíblica e catequese’, apresentando um olhar sobre a autorrevelação de Jesus “Eu sou a luz do mundo”, a perspectiva é a bíblica.
“O foco está em quem entendeu e quem não entendeu o que Jesus disse e realizou. E, os que se encontram com Jesus precisam, necessariamente, optar pela luz ou pela escuridão. Numa atualização pastoral, o mesmo acontece com quem se encontra com o Filho de Deus, uma vez que, ele, a luz do mundo, revela tudo o que está no coração das pessoas”, explicou o sacerdote.
Padre Reginaldo teve como orientador o professor Dr. Johan Maria Herman Konings. Após o período de licença para estudos, além de exercer seu ministério sacerdotal como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Muriaé (MG), é professor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), auxiliando os seminaristas do período propedêutico e de filosofia.
Também tem auxiliado vários encontros nas regiões forâneas da Diocese de Leopoldina, ministrando palestras para as lideranças paroquiais. Além do mais, já pregou retiros para os seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe de Juiz de Fora e para as religiosas da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina, em Muriaé.
SOBRE O PADRE REGINALDO CELIDONIO
Reginaldo Rodrigues Celidonio nasceu no dia 12 de julho de 1981, em Pirapetinga (MG). É filho de José Guilherme Lima Celidonio e Elci Aparecida Celidonio (Inmemoriam).
Fez os seus primeiros estudos em sua terra natal e o ensino superior em Juiz de Fora (MG), no CES – Centro de Ensino Superior, vinculado ao Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Cursou filosofia entre 2004 e 2007 e teologia entre 2008 e 2011; tem pós-graduação em Teologia Sistemática (2019-2021) pela FAJE – Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas de Belo Horizonte (MG);
Desde a sua infância sentiu o despertar vocacional, sendo motivado pelo Monsenhor Waltencyr Alves Rodrigues, pároco da Paróquia Sant’Ana de Pirapetinga. Ingressou no Seminário Santa Rita de Cássia de Cataguases (MG) no ano de 2003; concluída a fase propedêutica, foi para o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora, onde residiu entre 2004 e 2011.
Recebeu os ministérios de Leitorato e Acolitato no dia 23 de maio de 2011, pelo então bispo da Diocese de Leopoldina, dom Dario Campos, no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe.
Foi ordenado diácono por dom José Eudes Campos do Nascimento, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), no dia 08 de dezembro de 2012. O lema do diaconato foi “Minha alma engrandece ao Senhor” (Lc 1,46), tendo exercido o seu ministério diaconal no Santuário Santa Rita de Cássia, em Cataguases (MG), entre dezembro de 2012 e julho de 2013.
Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 06 de julho de 2013, em Pirapetinga (MG), pela imposição das mãos de dom José Eudes Campos do Nascimento. O lema de sua ordenação sacerdotal foi “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará” (Sl 23,1). Também na Igreja Matriz de sua terra natal presidiu sua primeira missa, tendo como pregador o Monsenhor Antônio José Chámel.
No Santuário Santa Rita de Cássia de Cataguases foi vigário paroquial (julho a novembro de 2013); depois, administrador paroquial e posteriormente nomeado pároco, na Paróquia Santo Antônio, na cidade de Astolfo Dutra, de novembro de 2013 a dezembro de 2018, quando se licenciou para fazer o seu mestrado.
Atualmente é vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Muriaé, tendo sido nomeado no dia 04 de agosto de 2021.
Na Diocese de Leopoldina foi representante dos presbíteros entre 2018 e 2020 e já participou do Conselho dos Presbíteros, Conselho de Formação e Colégio dos Consultores.