O vereador Rodrigo Pimentel propôs e a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou por unanimidade, em reunião realizada no dia 10 de agosto de 2021, o Projeto de Resolução nº 05/2021, que confere o ‘Título de Cidadão Honorário Leopoldinense’ ao padre Valtenir de Lima e Silva, pároco da Paróquia São José Operário de Leopoldina e administrador paroquial da Paróquia São Francisco de Paula de Vista Alegre.
Em sua justificativa, o vereador Rodrigo Pimentel considerou os relevantes serviços do sacerdote prestados à sociedade leopoldinense, sendo um padre muito querido e respeitado no município.
“Recebi com muita alegria a notícia. Agradeço a Deus, a Diocese de Leopoldina e a porção do Povo de Deus a mim confiada; Ao Rodrigo Pimentel e a todos os vereadores”.
Padre Valtenir comentou ainda que se considera um cidadão leopoldinense desde o dia 03 de dezembro de 2017, quando foi transferido para Leopoldina, sendo acolhido com muito carinho no município. “Nunca me vejo merecedor de nada, porque temos a recompensa de Deus, que vai nos concedendo tantas Graças pelo caminho. Participar do cotidiano da cidade e ser um cidadão leopoldinense é uma delas”, comentou.
O sacerdote invocou a Deus para que abençoe todos os leopoldinenses, demonstrando gratidão a população e a todos os envolvidos com a proposição do título. Também fez um agradecimento especial aos seus familiares, que concederam a graça de ser um filho da Igreja. “Que São José, nosso padroeiro, possa abençoar a todos pela Graça de Deus”, finalizou.
Crédito de imagem: Pascom da Paróquia São José Operário de Leopoldina
Conheça a história do padre Valtenir.
Padre Valtenir de Lima e Silva
Nasceu em 30/01/1978 na cidade de Miraí- MG
Filho do Casal, Missias Bertho da Silva e Custódia Constância de Lima e Silva.
É o Terceiro filho de uma família de quatro irmãos.
Na primeira infância viveu numa localidade no Município de Miraí, chamado Rio Preto, Zona Rural.
Onde vivenciou os primeiros anos de formação intelectual e religiosa, onde recebeu seu chamado a Vida Religiosa. Alguns anos neste local foram de suma importância na formação do mesmo, de família tradicionalmente católica, recebeu os sacramentos em tempos certos para o seu crescimento espiritual.
Aos 13 anos mudou-se para a cidade de Rosário da Limeira- MG. Onde continuou seus estudos sempre estudou em escolas públicas, envolvido nas atividades entres os jovens da sua comunidade cristã Católica, foi vivenciando o seu chamado amadurecendo a ideia de buscar um seminário para iniciar sua formação. Este caminho de busca e amadurecimento foi até o ano de 2007, quando decidiu de vez procurar a Equipe vocacional da Diocese de Leopoldina para iniciar este discernimento. Amadurecida a vocação, no ano de 2008 entrou para o Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia na Cidade de Astolfo Dutra, feito a experiencia da preparação inicial no ano de 2009, entrou para Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe da Diocese de Leopoldina, iniciou seus estudos em Filosofia, No CES/JF e PUC/MG, no ano de 2012 cursou teologia na mesma instituição, neste período também fez formação em Psicanálise na Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora- Núcleo Juiz de Fora do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, terminado em 2015, quando terminou também o curso de Teologia.
Terminados os estudos formativos foi ordenado Diácono no dia 12 de dezembro de 2015 na abertura do ano da Misericórdia, na catedral de São Sebastiao em Leopoldina, pelo Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento. Nesta ocasião foi enviado em Missão para Diocese de Almenara, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, na Cidade de Jacinto, onde permaneceu até setembro de 2016 quando no dia 10 de setembro, em Rosário da Limeira foi Ordenado Sacerdote para Igreja de Nosso Jesus Cristo. Ordenado foi designado como Vigário paroquial na Paroquia de Sant` Anna na Cidade de Pirapitinga, onde permaneceu até dezembro de 2017. No dia 03 de dezembro, transferido para Paroquia de São José Operário, na Cidade de Leopoldina-MG. Estando nesta paroquia até o tempo presente… A paróquia neste ano dedicado a São José, alcançou uma grande graça de Deus, no dia 19 de março de 2021 foi anunciado pelo o Bispo Diocesano Dom Edson Oriolo, que essa Paróquia será elevada ao grau de Santuário diocesano de São José Operário.
Padre Valtenir de Lima e Silva, é Padre da Diocese de Leopoldina. É Bacharel e licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Psicanalista, Escritor e Poeta, compositor e estudioso de Espiritualidade em especial da vida de Santa Teresa d`Avila e São João Da Cruz, Já lançou um livro de poesia, e cinco livros de espiritualidade, sendo o mais recente com o titulo O meu Deus tem coração, onde conta a história baseada na sua própria vida espiritual de um menino que na sua inocência descobriu que Deus tem coração.