A Paróquia Santo Antônio e Santa Luzia, localizada no Distrito de Belisário, em Muriaé (MG), acolheu 60 pessoas, entre as quais alunos e professores da PUC-MINAS de Betim, para ajudar a comunidade num projeto de extensão em saúde denominado de “Saúde em Belisário”.
Segundo o pároco local, frei Gilberto Teixeira, a ação teve como objetivo fortalecer a atuação da Equipe de Saúde da Família do referido distrito, no cuidado integral à saúde através do apoio a gestão, assistência e ao trabalho de educação em saúde e cultura junto aos usuários da rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde e da população em geral.
As atividades tiveram início no dia 30 de junho, com consultas domiciliares, atendimentos de especialistas, com plantões de equipes médica e enfermagem na Unidade de Saúde, sendo realizados exames de prevenção ao Câncer do Colo Uterino e colocação de dispositivo Intrauterino (DIU); Também foram realizadas ações de educação para a saúde nas escolas durante a semana; Foram promovidos cursos de cuidadores de idosos, oficinas de alimentos, encontros culturais, caminhada, bem como rodas de conversas e laboratório de campo.
Frei Gilberto comentou ainda que a comunidade paroquial acolheu com muito carinho os visitantes, que também realizaram visitas domiciliares, prestando um grande serviço aos moradores de Belisário. Ele agradeceu à PUC Minas de Betim, ao apoio da Prefeitura Municipal de Muriaé e toda a comunidade pela participação. Confira alguns registros feitos por Cleber Paradela, cedidos gentilmente ao frei Gilberto para veiculação em nosso site.