Em diversos municípios da região, as comunidades paroquiais se reuniram para confeccionar os tradicionais tapetes de serragens e areias no Dia de Corpus Christi. No entanto, a ornamentação com os belos desenhos que simbolizam o Corpo e o Sangue de Cristo deram lugar a uma iniciativa solidária no município de Laranjal (MG), que arrecadou fundos para a aquisição de mantas que formaram o “Tapete Solidário” na procissão de Corpus Christi.
A iniciativa foi da Paróquia Nossa Senhora Conceição de Laranjal. Segundo o padre responsável por liderar a campanha junto a referida comunidade paroquial, Pe. Wilson Burato, a estação do inverno está se aproximando e muitas famílias precisam deste amparo da sociedade, de sentir-se acolhidas neste momento de frio intenso. Neste ensejo, o sacerdote e a comunidade mobilizaram no sentido de arrecadar fundos para a aquisição de 250 mantas que serão distribuídas para algumas famílias carentes e instituições da região.
“Tivemos os devidos cuidados para não sujar as mantas, limpando o local onde foram forradas, sendo permitida apenas a passagem do sacerdote com o Santíssimo Sacramento. A iniciativa deu certo, o povo abraçou a ideia e foi um momento marcado por muita emoção”, comentou o padre Wilson.
O sacerdote disse ainda que muitas unidades serão enviadas para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ele destacou também que, motivados pela campanha “É tempo de cuidar do Rio Grande do Sul” e pela sensibilização do bispo de Leopoldina, que recentemente enviou uma carta a todos os sacerdotes do clero, pedindo engajamento nesta campanha, resolveu mobilizar o povo de Laranjal neste sentido.