Dom Edson Oriolo presidiu celebração eucarística na noite desta quarta-feira (28), marcando o primeiro dia da novena da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A missa foi concelebrada pelo padre Adilson José Dias Nery (pároco), com a participação do povo de Deus presente em Leopoldina (MG), representantes de pastorais e movimentos da Igreja, como os membros do MCC – Movimento de Cursilho de Cristandade. Também participou da Santa Missa, o senhor prefeito municipal de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, acompanhado de sua esposa Márcia.
A comunidade paroquial se prepara para a festa da padroeira, refletindo sobre o tema “Maria, Senhora do Rosário, ensina-nos a viver uma Igreja Sinodal, na Comunhão, Participação e Missão”.
Em homilia, o bispo comentou que se trata de um momento muito importante na vida da comunidade paroquial, quando todos se preparam para a Festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada no dia 07 de outubro.
Dom Edson Oriolo falou sobre o tema da festa da padroeira, o mesmo proposto pelo Papa Francisco processo de escuta do povo de Deus em todo o mundo – no Brasil, foi realizada a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, quando muitas dioceses vivenciaram o itinerário sinodal, discutindo o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
O bispo refletiu que uma Igreja Sinodal é com paróquias inteligentes, que vivencia a mistagogia, ministerialidade e missão.
“A mistagogia é entendermos os mistérios da Igreja, onde as pessoas buscam Deus. É valorizarmos as comunidades, com templos abertos para a evangelização. Na dinâmica da ministerialidade, além do trabalho de um sacerdote, precisamos de pessoas para desempenhar papeis em diversas frentes de trabalhos, sendo verdadeiros evangelizadores. Na missão, como o próprio Papa Francisco nos sugere, uma Igreja em saída, indo ao encontro de nossos irmãos e irmãs”, finalizou.


















