Em abril de 2022, o Círculo Bíblico Amigos do Caminho recebeu um chamado do Pe. Renato para realizar uma formação bíblica através do livro de Josué, na Paróquia Santuário de Santa Rita de Cássia.
Não podemos afirmar que naquele momento sabíamos a extensão e profundidade do pedido. Aceitamos e começamos imediatamente a trabalhar na nossa própria formação.
Lemos e relemos o livro de Josué, participamos da formação da CNBB, “Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia 2022”.
Estudamos o texto base da CNBB, “O Senhor Teu Deus, Estará Contigo Por Onde Quer Que Vás”, fizemos inúmeras reuniões.
Preparamos o Primeiro Encontro de Formação do mês da Bíblia para os paroquianos. Para que o encontro acontece preparamos multiplicadores, realizando todos os encontros propostos pela CNBB. Foram 5 sábados, nos meses de junho e julho.
Este encontro ocorreu no dia 31 de julho no Centro de pastoral e tivemos a adesão de todas as comunidades paroquiais, com a participação de mais de 100 pessoas. Primamos pelo cumprimento de um cronograma que foi perfeitamente conduzido.
A oração inicial foi conduzida pelo seminarista Márcio e depois tivemos uma apresentação do tema, após a formação de 10 grupos que realizaram um dos encontros. Na sequência, um delicioso lanche e uma plenária com a conclusão de cada grupo de estudo.
Pe Renato encerrou o encontro com uma missa.
No dia 29 de agosto realizamos o envio para as comunidades com uma linda missa. Assim de dois a dois os participantes do círculo foram para as comunidades.
A acolhida pelas comunidades foi de uma receptividade inexplicável!
A sede da Palavra de Deus, os intensos momentos de partilha levaram a uma participação perseverante e alegre. Todos e todas ansiávamos pelos encontros. Desses momentos de partilha surgiram várias reflexões.
O quê fazer para atrair e manter os membros atuantes nas comunidades?
Como manter os jovens saídos da Catequese, da Crisma, do EAC atuantes e freqüentes?
Soluções também foram propostas, como por exemplo, utilizar os espaços para além da liturgia com aulas de interesse e necessidade da comunidade.
Para finalizar realizamos no dia 30 de setembro a missa de encerramento na qual nosso pároco entregou 11 bíblias que foram sorteadas entre os participantes. As comunidades apresentaram símbolos do que significou o este estudo para eles.
Assim vivenciamos intensamente o mês da Bíblia com um primeiro fruto o retorno de muitos membros que estavam afastados das comunidades. Todos saímos mais fortalecidos.
Paz e Bem!
Isabel M. V. Abritta










