O padre Silas Geraldo tomou posse como novo pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Miradouro (MG), na noite desta sexta-feira, 13 de agosto de 2021, em celebração presidida pelo bispo diocesano dom Edson Oriolo.
O rito de posse foi marcado por vários momentos que expressam o cuidado e zelo do sacerdote para com a paróquia e o seu povo, evidenciando a intenção de cooperar com o bispo, ajudando-o nos trabalhos de evangelização.
Estiveram presentes na celebração os familiares do padre Silas, o chanceler do bispado, padre Antônio Márcio Marques de Queiroz e vários presbíteros do clero diocesano e de outras circunscrições eclesiásticas; autoridades como a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, representada pelo tenente Montenegro; seminaristas da Diocese de Leopoldina; representantes de pastorais e movimentos da Igreja, a exemplo Pastoral dos Surdos; fiéis dos municípios de Miradouro, Ubá, Muriaé e Recreio, entre outros.
Em homilia, dom Edson elogiou o gesto do padre Silas ao comunicar os fiéis de sua transferência de Ubá para Miradouro, demonstrando a realidade missionária de um sacerdote, além do cuidado com o seu povo.
O bispo falou sobre diversos aspectos que expressam a riqueza do trabalho de um padre em uma comunidade, destacando a missão do Pe. Silas de exercer a caridade pastoral. Por fim, agradeceu ao Povo de Deus pelo cuidado e carinho com os seus sacerdotes e com os trabalhos na vida da paróquia e diocese.
Os fiéis, as pastorais e movimentos da Paróquia Santa Rita de Cássia manifestaram carinho com a chegada de seu novo pastor, demonstrando o desejo de ajudar o novo pastor em sua missão.
Em seu discurso, o padre Silas agradeceu ao bispo pela confiança e responsabilidade de trabalhar em uma paróquia centenária como a Santa Rita de Cássia, destacando o trabalho dos padres que exerceram o seu ministério sacerdotal nesta região, citando o Pe. Alfredo Kobal, sepultado em Miradouro, que participou da Revolução Constitucionalista de 1932, evangelizando e cuidando dos feridos.
Falou ainda sobre ‘ser pastor e amigo’, demonstrando alegria e gratidão de constatar em sua posse a presença de representantes de todas as paróquias por onde passou.
Biografia
Silas Geraldo nasceu no dia 12 de março de 1974, em Recreio (MG). É filho de José Geraldo e Manoelina Miranda Geraldo, sendo o mais velho entre seus irmãos Marcus, Luciane, Marcelo e Luciano.
Fez os seus primeiros estudos na Escola Estadual Olavo Bilac, em Recreio (MG). Cursou o ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG e no Colégio Cataguases.
Aos 14 anos já tinha o desejo de ser padre, quando participava dos Encontros de Formação Bíblica que aconteciam na Paróquia Jesus Menino Deus de Recreio.
Algumas pessoas influenciaram no caminho vocacional, como o Pe. Olinto José Domingos (in memoriam), Eunice (in memoriam), Dona Vanda – catequista (in memoriam), Dona Abigair Sodré de Brito (in memoriam), diretora da escola que incentivava a oração semanal do terço, além de Dona Nilza e Dona Roseni (coordenadora do Círculo Bíblico).
Ingressou no Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, em Cataguases (MG), no dia 04 de fevereiro de 1993, permanecendo até o ano seguinte. Posteriormente foi para o seminário maior da Diocese de Leopoldina – Nossa Senhora de Guadalupe. Em Belo Horizonte permaneceu de março de 1995 a novembro de 1997; Em Juiz de Fora, de 1998 a 2002.
Pela PUC-MG – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais obteve o bacharelado em filosofia e licenciatura plena pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduou-se em teologia pelo Instituto Teológico Arquidiocesano de Santo Antônio, em Juiz de Fora. Possui formação em psicanálise pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora (2018-2002).
MINISTÉRIOS
- Catedral de São Sebastião de Leopoldina (2001), por Dom Célio de Oliveira Goulart.
ORDENS DIACONATO
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Ubá (MG), em 12 de dezembro de 2002, por Dom Célio de Oliveira Goulart. Lema: Ministro do Evangelho pela Graça do Senhor (BV)
EXERCÍCIO DIACONAL
- Paróquia São Sebastião de Visconde do Rio Branco, entre janeiro de 2003 a abril de 2003.
ORDENS PRESBITERADO E LEMA
- Foi ordenado padre pela imposição das mãos de Dom Célio de Oliveira Goulart, no dia 27 de abril de 2003, na Paróquia Jesus Menino Deus de Recreio. Lema: Como o Pai me enviou, eu também vos envio (Jo 20,21)
PRIMEIRA MISSA (PRESIDÊNCIA)
- Presidiu sua primeira Missa na Igreja Matriz de São José, em Tocantins (MG), tendo como pregador o padre Ênio Marcos de Oliveira.
MINISTÉRIO SACERDOTAL PAROQUIAL
- Administrador paroquial da Paróquia São Sebastião (Vila Aprazível – Barreiro) e Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista de Visconde do Rio Branco, entre os dias 01 maio de 2003 a 31 dezembro de 2005;
- Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Porto, Muriaé-MG, entre 1º de janeiro de 2006 a 29 de março de 2016;
- Administrador paroquial da Paróquia do Divino Espírito Santo de Ubá (MG), entre os dias 1º de abril de 2016 a 06 de março de 2017. Já nos períodos de 07 de março de 2017 a 25 de julho de 2021 foi nomeado pároco desta mesma paróquia;
- No dia 13 de agosto de 2021 foi empossado como pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Miradouro (MG).
OUTROS SERVIÇOS MINISTERIAIS
- 2004 a 2006 – Representante dos Presbíteros
- 2007 a 2009 – Representante dos Presbíteros
- 2013 a 2015 – Representante dos Presbíteros
- 2014 a 2019 – Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Leste II
- 2015 a 2020 – Referencial Diocesano da Renovação Carismática Católica da Diocese de Leopoldina.
- 2018 a 2020 – Vice-formador do Seminário Maior – Diocese de Leopoldina.
PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS DIOCESANOS
- 2012 a 2015 – Vice Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Leste II
- 2016 a 2019 – Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Leste II e neste mesmo período – membro da Comissão Nacional de Presbíteros.