O Povo de Deus presente em Ubá (MG) celebrou neste domingo, 19 de setembro de 2021, com muita fé e devoção, a solenidade de seu padroeiro ‘São Januário’.
Para festejar a data, foi realizada uma Santa Missa Solene presidida pelo padre Oliveiro Teodoro (pároco) e concelebrada pelo padre Roberto Peluso (vigário paroquial). Em homilia, o padre Oliveiro comentou sobre a alegria de estar reunido com os fiéis para celebrar a festa em honra ao padroeiro.
“É preciso que esta solenidade deixe marcas positivas em nossos corações. A cada experiência que realizamos na vida, não podemos ser os mesmos, devemos demonstrar que algo mudou. A experiência de fé sempre foi dinâmica, portanto, devemos purificar a nossa caminhada rumo ao grande horizonte da vida”, comentou.
A celebração eucarística foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Paróquia São Januário de Ubá. (Confira a reprise). A Paróquia São Januário de Ubá é a única da Diocese de Leopoldina com essa invocação.
Sobre São Januário
Em Nápoles, na Itália, estão os restos mortais de Januário, santo que viveu por volta do ano 305. Ele foi bispo de Benevento, sendo uma pessoa muito bondosa. Num período de perseguição aos cristãos, foi preso com seus diáconos e condenado a virar comida de leões, mas os animais só rugiram ao se aproximar deles. Dessa forma, foram acusados de usarem magia, sendo mortos por decapitação, quando alguns cristãos coletaram o sangue de São Januário em uma ampola, que foi escondida.
Todo ano, no Dia de São Januário, a ampola onde está o sangue do santo é exibida durante uma cerimônia na Catedral de Nápoles, quando os fiéis aguardam o milagre acerca da liquefação do sangue.





