A antiga Vila de São Sebastião, hoje Piraúba, carrega uma bonita história de seu povo ligados à fé cristã. Na formação e desenvolvimento de seu povoado, ergueu-se uma capela dedicada a São Sebastião.
Segundo o padre Márcio Arthur, pároco da Paróquia São Sebastião de Piraúba, no dia 21 de setembro de 1912, o padre Felício iniciou a construção de uma capela. Mais tarde, em 1923, foi construída uma casa paroquial, sendo dada a Bênção Solene no dia 04 de julho de 1926.
Em frente ao templo, foi erguido um cruzeiro com todos os instrumentos da Sagrada Paixão de Jesus, datado de 04 de abril de 1930. Mais tarde foi erguido novamente um cruzeiro no local, pois o antigo teria sido queimado por velas, vindo a cair no dia 20 de novembro de 1979.
Em 1930 chega ao então Distrito de Piraúba (Rio Pomba) o padre Ibrahim Gomes Caputo, que trabalhou incansavelmente por 67 anos como vigário desta comunidade eclesial. Pe. Ibrahim foi transferido no mesmo ano que chegou na comunidade, deixando as chaves da capela e casa paroquial aos cuidados do sacristão João de Deus Aguiar, em 07 de dezembro de 1930.
No ano seguinte, em 20 de fevereiro de 1931, o sacerdote volta para Piraúba, para dar sequência aos trabalhos de evangelização, sendo recebido com fogos de artifício e banda de música. Pe. Ibrahim Gomes Caputo faleceu em 1997. Ele é uma referência importante na história e na vida do Povo de Deus desta região.
A pedra fundamental da Igreja foi lançada no dia 1º de junho de 1931, sendo constituída uma comissão encarregada pelos serviços formada por: Pe. Ibrahim, João Gonçalves Vieira, Manoel Xavier de Miranda, José Pereira Silveira, Adolfo Correa, Lafayette Maurício Lopes, Juvenal Condé e Custódio Loures. A inauguração da torre aconteceu no dia 20 de janeiro de 1936, dia do padroeiro São Sebastião. Na sequência, foi inaugurado o púlpito, em 05 de julho de 1931.
O arcebispo de Mariana, dom Helvécio Gomes de Oliveira, esteve em Piraúba para a posse canônica do Pe. Ibrahim Gomes Caputo, em 18 de maio de 1931. Mais tarde, no dia 18 de maio de 1941, por decreto de Dom Helvécio, a Igreja de São Sebastião de Piraúba foi elevada à condição de paróquia. O então distrito de Rio Pomba teve sua emancipação político-administrativa no dia 12 de dezembro de 1953, tornando-se município.
O atual pároco da Paróquia São Sebastião de Piraúba, Pe. Marcio Arthur, teve a grata satisfação de celebrar os 109 anos do templo e 80 anos de criação da paróquia. Com uma programação adaptada neste tempo de crise sanitária, a comunidade paroquial promoveu uma série de atividades para comemorar a data, entre elas, uma missa festiva realizada no dia 30 de maio, presida por dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina, em Ação de Graças pela caminhada de evangelização ao longo desses anos.




