Mês de Maio, mês da Virgem Maria. Com o intuito de prestar homenagens a Nossa Senhora e rezar pelo fim da pandemia, como pediu o Papa Francisco, a Paróquia de São Sebastião do município de São Geraldo (MG), buscou fazer as coroações se adequando a este tempo tão peculiar.
Todas as noites deste mês que passou, uma criança foi escolhida para fazer suas homenagens juntamente com sua família. Para não expor às famílias e nem os padres da paróquia aos perigos de contágio da COVID-19 e respeitando o isolamento social imposto pelas autoridades do município, a celebração ocorreu de forma diferente: a família organizou o altar dedicado a Nossa Senhora em sua casa e, através de uma live, o Pe. Renato e o Pe. Elcio, da casa paroquial, conduziram o momento de oração.
A celebração consistia em uma reflexão sobre Maria, a oração da dezena do terço, a homenagem do anjinho e da família para Nossa Senhora, a oração do Papa Francisco pedindo o fim da pandemia, a consagração da família e a bênção para o anjinho e seus pais. Todo momento celebrativo aconteceu de forma virtual, com transmissão pelo instagram da paróquia, sendo acompanhado por tantas outras pessoas que aproveitaram o momento para pedir a intercessão de Nossa Senhora para suas famílias.
Roseli Gomes, catequista da paróquia, prontificou-se a fazer o contato com os anjinhos e suas famílias, organizando de forma brilhante este momento através dos contatos sociais, sem sair de sua residência. Ela se sente agraciada por viver este momento e nos narra que: “No momento que estamos vivendo, de incertezas e medos, foi muito importante para mim vivenciar e levar às famílias um pouco de esperança. Vi o carinho com o que se reuniram e participaram desse momento de oração e homenagem. Só tenho a agradecer a Deus, a cada família e aos Pe. Renato e Pe. Elcio por me escolher para essa missão tão linda”.
Pe Elcio assumiu com grande amor este trabalho de coordenar as coroações, sendo algumas vezes acompanhado pelo Pe. Renato. Em suas palavras, Pe. Elcio demonstrou sua alegria: “Celebrar o mês de Maio conforme a proposta do pároco, foi viver a experiência de fé das primeiras comunidades primitivas conforme consta no livro dos Atos dos Apóstolos. Gratidão ao Senhor por nos proporcionar a comunhão espiritual através da ‘pastoral das lives’. Creio que cada igreja doméstica pôde consolar-se e participar ativamente desta expressão da devoção popular (coroação). Maria é modelo de Igreja!”
As famílias viveram um momento único com seus anjinhos prestando homenagens a Nossa Senhora. O casal Danilo e Juliana ficou feliz com esse momento importante e diferente: “Tivemos o prazer de receber bênçãos em nossa casa: saúde para nossa família, para o nosso filho Lucca, recém-nascido a espera de seu batizado e para a Mallu que homenageou Nossa Senhora. Estamos gratos por Nossa Senhora estar sempre presente em nossas vidas, com seu amor e proteção à nossa família.
Outro casal que manifestou sua gratidão a Nossa Senhora foi Fernanda e Álisson. Eles residem em Ipatinga e de lá puderam viver esse momento especial de sua filha Lara, que no finalzinho do mês de abril foi submetida a uma cirurgia do coração. Em suas palavras: “Em meio a essa pandemia, e tantas coisas acontecendo, fomos abençoados com um milagre na vida de nossa filha Lara. E coroar a Nossa Senhora foi gratificante, agradecer por sua intercessão constante em nossas vidas. Que possamos estar sempre unidos em oração uns pelos outros, levando a fé e esperança para todas as famílias. Agradecemos muito a todos da Paróquia de São Sebastião e a tia Heloisa que nos apresentou a vocês.”
Que o manto protetor de Maria esteja sempre sobre os nossos lares e que seu Filho Jesus nos livre desta pandemia, concedendo-nos a graça permanente do seu amor.
Pe. Renato Cesar Stampini Oliveira
Pároco – Paróquia de São Sebastião / São Geraldo-MG