A parcela do povo de Deus da Paróquia São Sebastião, em Visconde do Rio Branco, acolheu com carinho o seu novo pastor, o padre Juliano Régis do Carmo. A Solene Celebração Eucarística que marcou o início do ministério do novo pároco foi presidida por dom Edson Oriolo, bispo diocesano, na noite desta segunda-feira, 22 de agosto de 2022, na Igreja Matriz.
Participaram da celebração o vigário da Forania de Visconde do Rio Branco, o padre Marcelo de Aguiar Morais; o vice-chanceler do bispado, padre Fernando José de Freitas, entre outros sacerdotes do clero diocesano; seminaristas; representantes de Santana de Cataguases, onde o padre Juliano exerceu o seu ministério nos últimos quatro anos; os novos paroquianos de Visconde do Rio Branco e a mãe do sacerdote empossado, a senhora Benedita Marina do Carmo.
Em homilia, dom Edson Oriolo disse ser um novo ciclo na vida do padre Juliano, elogiando o bonito trabalho realizado pelo sacerdote em Santana de Cataguases (MG). Refletiu sobre o carinho de uma comunidade com um padre, citando o exemplo dos fiéis da Paróquia Sant’Ana que marcaram presença na celebração, como um gesto de entrega do sacerdote para uma nova missão.
Também fez referências aos trabalhos do padre Marcos Luiz Caldas, nomeado pároco de São Januário, em Ubá (MG), e do carinho da comunidade paroquial de São Sebastião para com ele.
Concluiu sua reflexão explicando a dimensão de uma diocese, com suas redes de paróquias imbuídas no propósito da evangelização, anunciando a Mensagem Revelada, Jesus, Sua Vida e Obra.
Representantes da paróquia manifestaram alegria com a chegada do novo pastor, demonstrando disponibilidade em contribuir com o ministério do Pe. Juliano frente a nova missão. “Criamos expectativas e agora estamos preparados para caminhar juntos com nosso novo pastor”.
Ainda nos ritos finais, padre Juliano fez uma série de agradecimentos, se dirigindo ao bispo por confiar a ele essa parcela do Povo de Deus, afirmando que irá exercer seu ministério na paróquia com muito amor e carinho.
Cumprimentou os sacerdotes presentes em sua posse, os seminaristas e todos aqueles que participaram da celebração. Fez um agradecimento especial à sua mãe, a senhora Benedita Marina; aos amigos e irmãos de Santana de Cataguases e, por fim, ao povo da Paróquia São Sebastião de Visconde do Rio Branco.
“Agora é a nossa vez, meu coração chega aberto e esperançoso. Desde o dia que minha transferência foi publicada, tenho recebido inúmeras mensagens de acolhida e carinho. É bom ser recebido com amor”, comentou.
O novo pároco também fez questão de mencionar seu antecessor, o padre Marcos Luiz Caldas, agradecendo tudo o que ele fez pela Paróquia de São Sebastião. “Que possamos dar continuidade nesta caminhada de evangelização. A todos o meu carinho, amizade e orações”, concluiu.
TRAJETÓRIA DO PE. JULIANO RÉGIS DO CARMO
Natural de Muriaé (MG), nasceu no dia 28 de março de 1982, na Santa Casa de Saúde. É filho de Expedito do Carmo (in memoriam) e Benedita Marina do Carmo. Em sua terra natal fez os seus primeiros estudos. Em Juiz de Fora (MG), concluiu os cursos de filosofia (2009) e teologia (2014), pelo CES – Centro de Ensino Superior.
ORDENS RECEBIDAS
Ministérios: Leitorato (2013) – Santuário Santa Rita de Cássia de Cataguases
Acolitato (2014) – Catedral de São Sebastião de Leopoldina
Diaconato: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Leopoldina, em 08/08/2015
Presbiterato: Paróquia Nossa Imaculada Conceição, em Muriaé (MG), no dia 21/05/2016 – Incardinação Leopoldina.
MINISTÉRIO SACERDOTAL
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Leopoldina (padre auxiliar – 22/05/2016);
- Vigário paroquial de Miradouro, de dezembro de 2016 a dezembro 2017;
- Administrador paroquial de Santana de Cataguases, de 09/12/2017 a 21/03/2022;
- Pároco da Paróquia São Sebastião, de Visconde do Rio Branco, desde o dia 22/08/2022.
































