O dia 15 de setembro é marcado por celebrações em honra à Nossa Senhora das Dores, também chamada de Nossa Senhora da Piedade. Os dias que antecedem a festa da padroeira são marcados por momentos de muita oração, quando a parcela do povo de Deus se prepara para as novenas em diversas comunidades paroquiais da Diocese de Leopoldina, rezando e pedindo a intercessão da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.
A liturgia nos convida a refletir sobre as Sete Dores da Virgem Maria como a fuga para o Egito; a procura de seu Filho durante três dias em sua viagem para Jerusalém; a separação de Jesus quando iniciou sua vida pública; durante a Paixão; do encontro com Jesus no caminho para o Calvário; aos pés da Cruz vendo seu filho agonizando e, por fim, sua morte.
Nossa Senhora das Dores é padroeira das paróquias de Dores da Vitória, distrito pertencente ao município de Miraí (MG); do distrito de Itapiruçu, em Palma (MG) e de Dona Euzébia (MG), onde Senhora das Dores também é padroeira do município.
Já o título de ‘Senhora da Piedade’ é dado a uma paróquia da diocese, localizada no Distrito de Piacatuba, em Leopoldina (MG). Nossa Senhora da Piedade é celebrada com muita fé e devoção em todo o país, em especial para os mineiros, pois é a padroeira do Estado de Minas Gerais.

Festa da padroeira Nossa Senhora da Piedade, no Distrito de Piacatuba, em Leopoldina (MG). Santa Missa presidida pelo Pe. Wallace Andrade Teixera (administrador paroquial)
O bispo diocesano, dom Edson Oriolo, presidiu eucaristia no quinto dia da novena da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dona Euzébia (MG), no dia 09 de setembro de 2022. Já em Tocantins (MG), presidiu uma Santa Missa no Jubileu do Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora das Dores, no dia 08 de setembro.
Durante os novenários nas referidas comunidades paroquiais, vários sacerdotes do clero diocesano presidem as Santas Missas. Procissões e várias celebrações religiosas, além das programações sociais, marcaram o dia da padroeira, celebrado no dia 15 de setembro de 2022.
Confira alguns registros divulgados pelas pastorais de comunicação de cada paróquia.

Procissão no Distrito de Dores da Vitória, em Miraí (MG), seguida de uma Santa Missa presidida pelo padre Douglas Pereira Paul, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Quinto dia da Novena de NOssa Senhora das Dores, em Dona Euzébia (MG). Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo e concelebrada pelo padre José Carlos Ferreira Leite, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
