Os diferentes episódios do mistério da Paixão e Morte de Jesus Cristo fazem parte das reflexões durante o Jubileu do Senhor Bom Jesus, celebrado em todo o Brasil e também na Diocese de Leopoldina, nas paróquias com diferentes invocações, como a do “Senhor Bom Jesus dos Aflitos”, em Itamarati de Minas (MG) e as paróquias “Senhor Bom Jesus” localizadas nos municípios de Argirita e Vieiras. Em todos esses lugares o “Bom Jesus” também é titular dos municípios.
A devoção ao Bom Jesus também é muito forte na região, cujas paróquias tem outra invocação. Um exemplo é a Paróquia São José de Tocantins (MG), que recebe a visita de romeiros de toda região para participarem do Jubileu do Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora das Dores, celebrado entre os dias 31 de agosto a 08 de setembro, quando foi encerrada as festividades, numa celebração presidida pelo bispo diocesano.

Peregrinos de toda região participaram das festividades em Tocantins (MG)
Em Bom Jesus da Cachoeira, distrito pertencente ao município de Muriaé, mas inserido no território paroquial da Paróquia Imaculada Conceição de Laranjal, está a Comunidade Senhor Bom Jesus, que também promovem momentos de oração e reflexões sobre esse Homem da compaixão, da bondade e do perdão.
Em Vieiras (MG), o bispo diocesano, dom Edson Oriolo, presidiu celebração eucarística no dia 07 de setembro, marcando a abertura da festa do titular da paróquia e do município, cujas comemorações se estenderam até o dia 14 de setembro, quando os sacerdotes da Congregação dos Agostinianos da Assunção, os Assuncionistas, responsáveis pela paróquia, celebraram as festividades que marcaram a edição de número 72 do Jubileu.

Em Argirita (MG), o padre Alessandro Tavares, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, que foi nomeado recentemente administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, realizou o tradicional Jubileu. Juntamente com os seminaristas e com a participação de vários sacerdotes, propiciaram fortes momentos de evangelização para a comunidade paroquial.
Em Itamarati de Minas, o padre Fernando José de Freitas (pároco), juntamente com a comunidade paroquial do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, organizou o seu tradicional Jubileu. No encerramento das festividades, realizadas neste domingo, 18 de setembro de 2022, o dia foi marcado por celebrações, procissão e atividades comemorativas no largo da Matriz.
Exaltação da Santa Cruz
A Exaltação da Santa Cruz relembra a crucificação de Jesus Cristo, promovendo a Cruz como instrumento de salvação, sinal redentor de Cristo e de seu amor pela humanidade. A Festa da Exaltação da Santa Cruz é celebrada no dia 14 de setembro, em várias paróquias da Diocese de Leopoldina, em especial na Paróquia Santa Cruz, em Muriaé (MG), que tem como pároco o Flávio da Silveira de Souza e vigário paroquial o padre Semer Salim Oliveira.
Em algumas comunidades paroquiais a festa é tão tradicional, sendo celebrada de forma solene, como é o caso da Paróquia São Sebastião de Piraúba. No largo da Igreja Matriz foi celebrada uma Santa Missa presidida pelo Pe. Márcio Arthur Júnior, com a participação do povo de Deus presente naquela cidade.
Já no Distrito de Piacatuba, em Leopoldina (MG), apesar da tradicional Festa da Santa Cruz Queimada ser realizada no dia 03 de maio, o momento de Exaltação da Santa Cruz também foi especial, pois a comunidade paroquial acolheu com muito carinho o Monsenhor Antônio José Chámel, decano do clero diocesano, que exerceu o seu ministério em Piacatuba por quase 30 anos.







