O Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, é celebrado anualmente pela Igreja Católica e nas cidades sob sua proteção. A Diocese de Leopoldina possui 09 paróquias e 39 comunidades que levam o nome do santo. Além disso, ele é padroeiro de 7 municípios de sua área episcopal: São Sebastião da Vargem Alegre, Volta Grande, São Geraldo, Rodeiro, Piraúba, Eugenópolis e Leopoldina.
A devoção da população ao mártir e Santo Cristão é expressada de diversas formas, uma delas é a preservação da tradição de celebrar o Dia de São Sebastião. As programações das paróquias são diversas, mas tem em comum a organização de novenas, procissões, missas, leilões, almoços, entre outras ações. Neste ano, devido a pandemia do Covid-19, muitas atividades foram suprimidas das programações que geram aglomerações, como a participação do público nas festas com leilões e outras atividades recreativas.
Festa de São Sebastião na sede do bispado.
A antiga Igreja Matriz de São Sebastião, hoje Catedral, foi criada em 27 de abril de 1854 pela mesma lei que elevou o Distrito de São Sebastião do Feijão Cru à condição de Município de Leopoldina.
Para celebrar o padroeiro do município e do principal templo católico da Diocese de Leopoldina, a Paróquia Catedral de São Sebastião organizou novenas entre os dias 11 e 19 de janeiro, com temas e reflexões sobre a vida do mártir soldado.
No dia 20 de janeiro, a programação terá início às 7:00, com uma celebração de uma Santa Missa presidida pelo Pe. Wallace Andrade Teixeira, pároco da Paróquia Catedral de São Sebastião e cura catedral, Igreja Mãe da Diocese de Leopoldina;
Em seguida, uma carreata com a imagem do santo sairá pelas principais ruas centrais da cidade, retornando à catedral para a segunda celebração do dia, às 10:00, presidida pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo. Segundo o padre Wallace, a data será marcada por três celebrações, encerrando com a missa das 19:00, com o Pe. Wallace. Durante o dia, o templo ficará aberto para a visita dos fiéis, respeitando o distanciamento e número de pessoas no interior da Igreja.
Ele explicou ainda que estendeu a programação, aumentando a quantidade de celebrações durante o dia, para organizar melhor o número de fiéis, de acordo com as normas sanitárias vigentes.