O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, esteve em Cataguases (MG) na noite desta sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, para dar posse ao novo reitor do santuário e pároco de Santa Rita de Cássia, o padre Renato César Stampini Oliveira.
A celebração eucarística foi marcada por vários ritos que expressam o compromisso do sacerdote com a Igreja, declarando seus bons propósitos quanto ao exercício do ministério, renovando suas promessas sacerdotais e manifestando sua disposição de cooperar com o bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia.
Estiveram presentes vários padres do clero diocesano, como o chanceler do bispado, padre Antônio Márcio Marques de Queiroz, o novo vigário da Forania de Cataguases, padre Juliano Régis do Carmo, o decano da Diocese de Leopoldina, o Monsenhor Antônio José Chámel, entre outros sacerdotes, além de uma parcela do povo de Deus, tanto de Cataguases quanto de São Geraldo (MG), onde o sacerdote exerceu seu ministério nos últimos anos, demonstrando o carinho dos fiéis com o padre Renato.
Em homilia, dom Edson Oriolo disse que é um momento muito importante na vida da comunidade paroquial, onde o bispo tem a missão de apresentar o novo pároco, para que ele possa exercer a sua missão e apostolado, anunciando a Palavra, administrado os Sacramentos e cuidando com carinho do povo de Deus.
O Conselho Paroquial Pastoral registrou boas-vindas ao novo pároco e reitor do santuário, manifestando que estão de corações abertos para acolher o padre Renato. “Juntos superaremos os desafios. Conte com nosso apoio, serviço e, acima de tudo, nossas orações”.
Nos ritos finais da celebração, o padre Renato César fez o uso da palavra para agradecer a todos, lembrando com carinho de seus irmãos de São Geraldo, onde nasceu, foi batizado, recebeu o Sacramento da Ordem de segundo grau do presbiterato e exerceu seu ministério sacerdotal nos últimos anos.
Também fez agradecimentos especiais a todas as comunidades paroquiais por onde passou, como em Palma, Cataguases, Visconde do Rio Branco e São Geraldo. Demonstrou gratidão a comunidade paroquial de Santa Rita de Cássia pela acolhida. “Tenho certeza que serei muito feliz com vocês, assim como fui nos últimos 18 anos no meu ministério. Escolhi a data de posse [18/02] por ser importante em minha vida, pois é meu aniversário de batismo. A casula que utilizo é a mesma de minha ordenação, para, diante do altar, renovar minhas promessas sacerdotais”, relevou.
“Estou imensamente feliz e que esta alegria seja algo que inspire para que o Reino aconteça, lançando sementes, colhendo muitos frutos de amor, solidariedade, justiça e de paz. Que Santa Rita seja nossa intercessora, que possa ser essa força e luz inspiradora para agir na vontade de Deus”, finalizou.
SOBRE
Renato César Stampini Oliveira nasceu no dia 09 de fevereiro de 1973, em Visconde do Rio Branco (MG). É filho de Adão Gomes (In memoriam) e Maria Aparecida Stampini Oliveira.
Cursou o ensino básico e parte do fundamental na Escola Estadual Prof. Ormindo de Souza Lima, em São Geraldo (MG). Do 5º ao 8º ano estudou na Escola Estadual Álvaro Giesta, também em São Geraldo. Concluiu o ensino médio no Colégio Universitário da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1990.
Cursou filosofia no Itasa – Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio de Juiz de Fora (MG), entre 1998 e 1999; Também no ITASA gradou-se em Teologia (1998-2001)
É bacharel em informática pela UFV – Universidade Federal de Viçosa (1991-1997), onde também fez o curso superior de direito (2011-2015). Pela PUC MINAS fez pós-graduação em Direito Canônico Matrimonial, em Belo Horizonte; Também especializou-se em Direito Constitucional (2021).
Padre Renato é filho da Paróquia São Sebastião de São Geraldo (MG). Aos 13 anos sentiu o despertar vocacional, sendo influenciado em sua juventude pelo Frei Rogério, Frei Osório, Pe.Catarino e Pe. Semer.
MINISTÉRIOS (Leitorato e Acolitato)
Na Catedral de São Sebastião de Leopoldina, por Dom Célio de Oliveira Goulart, em novembro de 2001; Capela Particular de Santa Terezinha, em Ubá (MG), em 2002.
ORDENS DIACONATO
Paroquia Nossa Senhora do Rosário – Ubá/MG – 12/12/2002 – Dom Célio de Oliveira Goulart
EXERCÍCIO DIACONAL
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Barra – Muriaé (MG), entre dezembro de 2002 a abril de 2003.
ORDENS PRESBITERADO
Paróquia de São Sebastião de São Geraldo (MG), no dia 17 de maio de 2003, pela imposição das mãos de Dom Célio de Oliveira Goulart.
PRIMEIRA MISSA (PRESIDÊNCIA)
Paróquia de São Sebastião de São Geraldo (MG), no dia 18 de maio de 2003, tendo como pregador o Pe. Ênio Marcos de Oliveira.
MINISTÉRIO SACERDOTAL PAROQUIAL
- Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis – Palma(MG) e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores – Itapiruçu (MG), entre maio de 2003 e janeiro de 2008;
- Pároco da Paróquia São Cristóvão e Imaculada Conceição de Cataguases (MG) e Administrador Paroquial da Paróquia de São Francisco de Paula de Vista Alegre (MG), entre janeiro de 2008 a setembro de 2014;
- Pároco da Paróquia de São Sebastião de São Geraldo(MG), entre setembro de 2014 a fevereiro de 2022;
- Administrador da Paróquia de Santo Antônio de Visconde do Rio Branco (MG), entre janeiro de 2021 e maio de 2021;
- Administrador da Paróquia de São João Batista de Visconde do Rio Branco (MG), entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022;
OUTROS SERVIÇOS MINISTERIAIS
- Foi coordenador do Setor Juventude;
- Foi coordenador Diocesano de Pastoral;
- Foi membro do Conselho Presbiteral, durante o ministério episcopal de Dom Dario Campos;
- Foi Vigário Forâneo da Forania de Visconde do Rio Branco (até fevereiro de 2022);
- Foi Membro do Conselho Presbiteral, entre 2020 a fevereiro de 2022.