O povo de Deus presente em Santana de Cataguases acolheu com carinho o novo pároco da Paróquia Sant’Ana, o padre Oliveiro Teodoro, que exercia, até então, o seu ministério sacerdotal em Ubá (MG), na Paróquia São Januário.
A Solene Celebração Eucarística com o rito de posse canônica foi presidida por dom Edson Oriolo na noite de sexta-feira, 26 de agosto de 2022, sendo concelebrada por diversos sacerdotes do clero diocesano, entre eles o vigário forâneo de Cataguases, padre José Carlos Ferreira Leite; o vice-chanceler do bispado, padre Fernando José de Freitas; os filhos da Paróquia Sant’Ana, os padres Custódio Jacinto de Souza e Márcio José Ferreira Júnior, entre outros.
Participaram ainda da celebração os seminaristas, o prefeito municipal de Santana de Cataguases, o senhor Marco Antônio Ferreira, representantes do poder legislativo, a população de Santana de Cataguases, bem como do município vizinho de Cataguases, além de uma comitiva de Ubá, onde o padre Oliveiro exerceu o seu ministério sacerdotal por quase nove anos.
O bispo destacou em homilia alguns aspectos relacionados a missionariedade de um padre, lembrando as riquezas e símbolos de uma ordenação sacerdotal, enfatizando que o rito nos ajuda a entender a missão de um ministro ordenado, principalmente quando, durante o “Propósito dos eleitos”, o bispo estabelece um diálogo com o neossacerdote, que por sua vez, diante do povo de Deus, afirma publicamente o propósito de aceitar, entre outros encargos, o de desempenhar a missão como fiel colaborador da Ordem episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo.
“A partir desse momento o eleito tem a grande missão e responsabilidade de cuidar com muito carinho do povo de Deus, exercendo o sacerdócio ministerial”, enfatizou.
Dom Edson destacou ainda que o padre Oliveiro traz toda uma história de vida sacerdotal e veio para cuidar dessa pequena porção do povo de Deus, que começa a fazer parte de seu ministério. “Rezem para que ele possa ser feliz, para exercer bem o seu ministério. É bonito quando percebemos o carinho do povo com o sacerdote”, finalizou.
Um representante da comunidade paroquial leu uma carta de acolhida, agradecendo ao bispo pela constante presença na comunidade paroquial, invocando a Deus, sob intercessão de Maria Santíssima, para iluminar o trabalho diocesano que dom Edson vem realizado, espalhando flores em seus caminhos.
“Recebemos com nossos corações abertos, cheio de alegria e emoção, o nosso novo pastor, padre Oliveiro. Agora ele será um novo membro das famílias santanenses, onde compartilhará momentos de alegria e desafios, cuidando de cada ovelha de seu rebanho. Acolhemos o senhor com muito carinho e amor, sabemos que vai conquistar e ser conquistado. Queremos estar ao seu lado, caminhar em plena sintonia. O senhor nunca estará sozinho”, destacaram.
Ainda nos ritos finais, o padre Oliveiro Teodoro fez o uso da palavra para agradecer ao bispo por confiar a ele a missão como novo pároco da Paróquia Sant’Ana. “Venho para oferecer o meu melhor. Durante 33 anos de ministério sacerdotal, nunca me senti sozinho, conquistei muitos amigos”, destacou.
O novo pároco de Santana de Cataguases fez uma série de agradecimentos, elogiando a acolhida de seus novos paroquianos. “O povo demonstrou alegria, carinho e atitude de serviço. Apertei as mãos de muitos, tive a oportunidade de visitar alguns lugares e perceber como é uma cidade maravilhosa”, comentou.
Padre Oliveiro disse que não trouxe receitas prontas em sua bagagem, mas uma experiência de 33 anos de vida sacerdotal, convivendo, dialogando, escutando com afeto e carinho. “Faremos uma caminhada juntos para construir o Reino de Deus. Ele destacará nossas atitudes e trabalhos”, finalizou
SOBRE O PADRE OLIVEIRO TEODORO PEREIRA
Nasceu no dia 26 de janeiro de 1957, em Guidoval (MG). É filho de Bartolomeu Teodoro e Domenica Bozada Teodoro. Fez os seus primeiros estudos em sua terra natal, concluindo o segundo grau em Leopoldina, na Escola Prof. Botelho Reis. Cursou filosofia e teologia no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG).
ORDENS
Ministérios: Catedral de Leopoldina, por Dom Roque, em 20/12/1987;
DIACONATO: Matriz de Rodeiro, em 18/12/1988, por Dom Roque;
PRESBITERATO: Matriz de Guidoval, em 09/12/1989, por Dom Eurico Veloso – Incardinação Diocese de Leopoldina.
MINISTÉRIO SACERDOTAL
- Vigário Paroquial ou Cooperador das paróquias do Rosário e São José Operário de Cataguases e Santana de Cataguases – janeiro a julho de 1990;
- Administrador paroquial de São José de Cataguases – de julho de 1990 a fevereiro de 1995;
- Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Guadalupe, em Belo Horizonte, entre fevereiro de 1994 a 31/12/1996;
- Pároco de Piraúba, entre 02/01/1997 a 31/12/2000;
- Pároco de Santa Rita de Cássia de Cataguases, de 02/01/2001 a abril de 2014;
- Reitor do Seminário Propedêutico, de 2001 a 2007;
- Pároco de São Januário de Ubá, de abril de 2014 a 26/08/2022