A ação solidária emergencial é realizada pela Cáritas Diocesana de Leopoldina, com o apoio da Cáritas Regional, em parceria com a Comissão Pastora da Terra de Minas Gerais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miradouro e Paróquia Santa Rita de Cássia de Miradouro, que executou o projeto “É Tempo de Cuidar”.
Com a pandemia, esse projeto continua repercutindo em todo o Estado de Minas Gerais junto às pessoas que mais precisam. Na campanha realizada em nossa região, foram adquiridos produtos da Agricultura Familiar, com o propósito de gerar renda para os agricultores locais, além de compras de outros produtos no comércio local.
A Cáritas diocesana de Leopoldina distribuiu 200 cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza, em vários municípios de abrangência da diocese. Foram atendidas famílias de catadores de Além Paraíba, Recreio, Muriaé, além de serem entregues em periferias de outras cidades como Patrocínio do Muriaé, Belisário (Muriaé), Divino e Miradouro.
Importante ressaltar que a água sanitária foi de produção local e o sabão Caseiro feito pelo grupo de Mulheres Comadre do Café. Os recursos foram provenientes da Adveniat, uma organização católica da Alemanha e América Latina, que vem apoiando ações de solidariedade no Brasil, dentre elas, o combate a crise do COVID 19.
Padre Eduardo, pároco de Miradouro, ressalta a importância de ajudar os agricultores e agricultoras nesse momento difícil de crise e também às famílias mais necessitadas, que diariamente aparecem com demandas para a igreja. Ele agradeceu a Cáritas pelo apoio e por estar sempre contribuindo para amenizar essa situação.
Frei Gilberto Teixeira, Coordenador das Pastorais Socias da Diocese de Leopoldina.