Bispos e padres da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, formada pelas dioceses de Leopoldina, São João Del Rei e pela Arquidiocese de Juiz de Fora estiveram reunidos nesta terça-feira, 29 de março de 2022, na Cúria Metropolitana, em Juiz de Fora (MG).
Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo e metropolita da província, conduziu a reunião, que contou ainda com as presenças dos bispos dom Edson Oriolo (Leopoldina) e dom José Eudes Campos do Nascimento (São João del-Rei). Também estiveram presentes os padres coordenadores de pastoral, vigários episcopais, representantes dos presbíteros, vigários gerais e reitores das três Igrejas particulares.
O bispo de Leopoldina esteve acompanhado do vigário geral, Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz e dos padres Antônio David (Representante dos Presbíteros); Agnaldo dos Reis Ferraz (Coordenador de Pastoral); Marcelo Sérgio Barros (Ecônomo) e do reitor do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, o padre Paulo Roberto.
Na pauta, diversos assuntos como a volta das aulas presenciais no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, partilha das experiências pastorais do período pandêmico, Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos e a Visita ad Limina, a ser realizada pelos (arce)bispos do Regional do Leste 2, em outubro deste ano.
Em entrevista à jornalista Danielle Quinelato, da assessoria de comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Edson destacou que “cada diocese tem a sua particularidade, mas, por outro lado, a grande riqueza que nós temos é o evangelho, é a boa nova. Neste sentido, [é importante] esta troca de experiências, partilhas, discussões e pistas para uma boa evangelização”.
Dom Gil disse que a reunião teve um grande significado na caminhada sinodal e na preparação para o centenário da Diocese. “É muito importante que nós tenhamos cada vez mais comportamentos sinodais, ou seja, caminhar juntos, cada vez mais unidos, superando divisões geográficas ou canônicas em prol da pastoral e da evangelização. Essa comunhão entre as dioceses da Província é de grande importância, porque nós vamos caminhando da forma que o Papa Francisco tem insistido conosco”, completou o Arcebispo.
Dom José Eudes, por sua vez, revelou a alegria pelo retorno das reuniões presenciais. “Estávamos sentindo falta dessa presença, tanto dos irmãos bispos como dos irmãos presbíteros, de poder partilhar um pouco a caminhada que cada diocese vem desenvolvendo”.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora.